Gerontopsicomotricidade e os efeitos da atividade física sobre o declínio cognitivo decorrente da doença de Alzheimer

Autores

  • Rafael Soares Silva Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Fabio José Antonio da Silva Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i9.143

Resumo

A gerontopsicomotricidade é uma área da psicomotricidade que se dedica ao estudo de intervenções psicomotoras para indivíduos idosos, visando uma boa relação entre habilidades motoras, cognitivas, sociais, psicológicas e afetivas. Com o aumento da população de idosos e da expectativa de vida, destaca-se a importância de as pessoas envelhecerem de forma ativa e saudável. Entre as principais doenças que acometem estes sujeitos, destaca-se a doença de Alzheimer (DA), uma enfermidade neurodegenerativa que causa a perda progressiva de memórias recentes e prejuízos neuromotores. Posto isto, o presente trabalho elencou através de uma revisão indícios sobre a importância da atividade física regular no tratamento e prevenção da DA.

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Pós-Doutorando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (UFRRJ); Pós-Doutorando em Química pelo IQSC-USP; Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais (MACKENZIE); Especialista em Ensino de Química, Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais e Educação Especial e Inclusiva. Licenciado em Química e Pedagogia, Vasta experiência no Ensino de Ciências, Química, Pedagogia e Educação Especial; Membro do Grupo de Pesquisa - Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ).

Fabio José Antonio da Silva, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2003), Pós Graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Estadual de Maringá/PR (2005), Mestrado em Educação pela UNIGRAN - Pedro Juan Caballero/Paraguai (2013), MBA em Gestão de Pessoas pela UNOPAR (2017) e Doutor em Educação Física pela UEL (2022). Experiência na área de Treinamento Desportivo, com ênfase em Educação Física Escolar, Treinamento Funcional, Atividade Fisica para Grupos Especiais, Corrida de Rua, Residencia Multiprofissional na Atenção Básica e Saúde Mental, Comando Motor e Distúrbios da Aprendizagem, conhecimentos sobre Recreação e Lazer, bem como Organização de Competições, Arbitragem e Gestão de Pessoas. Membro do GEPEMENE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Docente de cursos de Graduação e Pós Graduação, nível lato sensu, nas áreas da Educação e Saúde. Atualmente servidor publico do município de Apucarana/PR, na área da Saúde Pública, atuando como Profissional de Educação Física no SUS. 

Publicado

2022-02-06

Como Citar

Silva, R. S., & Silva, F. J. A. da. (2022). Gerontopsicomotricidade e os efeitos da atividade física sobre o declínio cognitivo decorrente da doença de Alzheimer. Revista Amor Mundi, 2(9), 17–26. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i9.143

Edição

Seção

Artigos