A Educação Popular em Saúde e o papel social do Agente Comunitário de Saúde de uma comunidade ribeirinha

Autores

  • Rodrigo Guedes Araujo Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i9.142

Resumo

O presente artigo apresenta importantes reflexões acerca do papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) como agente de transformação social em uma comunidade ribeirinha na cidade de Serra do Ramalho – Bahia. As políticas de Educação popular em saúde dentro do sistema e das políticas de Saúde do país têm evidencia a importância do trabalho realizado por esse profissional na garantia da oferta dos serviços de saúde á todas as pessoas e comunidades. Sob essa perspectiva, a motivação da escrita deste artigo parte da seguinte problemática: que impactos de transformação são alcançados através do trabalho do Agente Comunitário de Saúde em comunidade ribeirinha? Como forma de alinhamento desse questionamento, o objetivo geral pautou em analisar as atribuições e atuação do Agente Comunitário de Saúde no âmbito da Atenção primária em saúde como agente de transformação social. A abordagem da pesquisa foi a qualitativa, considerando os diferentes aspectos e enfoque dados no tanto na coleta dos dados, quando no trato e análise das informações. Nessa perspectiva, a metodologia de plicada a pesquisa se deu através dos instrumentos da entrevista narrativa e da aplicação do questionário Google doc. disponibilizado pelo aplicativo de mensagem WhatsApp na forma individual e coletiva no grupo específico de saúde da comunidade. A motivação de escolha por esse instrumento de coleta de dados se justifica pelo período pandêmico que o país enfrenta, do qual se estabelece protocolos de cuidado e prevenção do coronavírus. Portanto, conclui-se que as atividades realizadas pelo ACS tem caráter social e com vista para o cuidado e proteção das pessoas e suas famílias, haja vista que os relatos das entrevistas revelam um cuidado social por parte do profissional.

Biografia do Autor

Rodrigo Guedes Araujo, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Graduado em Pedagogia da Terra pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/2010) com parceria com Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assentados e Assentadas, Acampados e Acampadas e Quilombolas da Bahia (CETA). Especialista em Direitos Sociais do Campo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos (UNEB/MPEJA/2016). Atualmente professor substituto da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVII. Membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo ? CAEDT ? Salvador. Membro do grupo de pesquisa INTERGESTO. Experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO DO CAMPO, Educação de Jovens e Adultos; Formação inicial e continuada de professores e formação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Professor/Pesquisador/Escritor com produções e publicações autoral e organizador na área de Educação. Principais publicações: Políticas de Educação de Jovens e Adultos dos Campo: experiência do Projeto Pé na Estrada; Reflexões sobre a Educação Popular: um estudo de caso sobre a Educação de Jovens e Adultos do Campo; Diálogos Contemporâneos em Educação; Educação: ampliando horizontes e demarcando caminhos; Pesquisa e Formação; Diálogos Interdisciplinares em Educação; Diálogos Interdisciplinares sobre Educação em tempos de pandemia.

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Araujo, R. G. (2021). A Educação Popular em Saúde e o papel social do Agente Comunitário de Saúde de uma comunidade ribeirinha. Revista Amor Mundi, 2(9), 3–15. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i9.142

Edição

Seção

Artigos