A adaptação das crianças em fase de alfabetização no pós-covid
reflexões de uma professora de escola pública
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.141Resumo
O presente trabalho, de cunho bibliográfico, investiga a adaptação de alunos com o retorno das aulas presenciais após o isolamento social ocasionado pela Covid-19 em uma classe de segundo ano do ensino fundamental I de uma escola pública. Ao serem deslocadas do ambiente escolar por um longo tempo, notou-se que as crianças sentiam dificuldade em realização as atividades escolares que eram encaminhadas. Nesse sentido, a situação instigou a reflexão sobre a crescente não realização e devolução das atividades escolares pelas crianças, esse fato levou a analisar a seguinte problemática: o que fazer ou como motivar constantemente as crianças para que consigam realizar as atividades escolares neste período? Nesse sentido, ao se identificar a dificuldade apresentada pelas crianças, especialmente a falta de motivação para a realização das atividades escolares, foi possível compreender o fato de que elas deveriam ser conduzidas à realização das atividades escolares de maneira distinta. Com o objetivo de auxiliar na adaptação das crianças em fase de alfabetização no pós-covid e, em virtude do longo afastamento da escola, conclui-se com a trabalho que a realização das seguintes atividades deve: utilizar-se de técnicas variadas com cunho afetivo e motivacional antes do início de cada aula, por exemplo, uma música que trata sobre os valores, yoga para reflexão e atividades compensatórias ao término de cada atividade como jogo de sete erros, labirintos, caça palavras, desenhos, etc. Portanto, a partir das reflexões aqui apresentadas, pode-se aferir que a pandemia provocou inúmeras possibilidades outras de se aprimorar e potencializar a aprendizagem das crianças durante o isolamento e também no momento do retorno das mesmas para as escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leila Maria Goi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.