A adaptação das crianças em fase de alfabetização no pós-covid

reflexões de uma professora de escola pública

Autores

  • Leila Maria Goi Prefeitura Municipal de Ijuí, Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.141

Resumo

O presente trabalho, de cunho bibliográfico, investiga a adaptação de alunos com o retorno das aulas presenciais após o isolamento social ocasionado pela Covid-19 em uma classe de segundo ano do ensino fundamental I de uma escola pública. Ao serem deslocadas do ambiente escolar por um longo tempo, notou-se que as crianças sentiam dificuldade em realização as atividades escolares que eram encaminhadas. Nesse sentido, a situação instigou a reflexão sobre a crescente não realização e devolução das atividades escolares pelas crianças, esse fato levou a analisar a seguinte problemática: o que fazer ou como motivar constantemente as crianças para que consigam realizar as atividades escolares neste período? Nesse sentido, ao se identificar a dificuldade apresentada pelas crianças, especialmente a falta de motivação para a realização das atividades escolares, foi possível compreender o fato de que elas deveriam ser conduzidas à realização das atividades escolares de maneira distinta. Com o objetivo de auxiliar na adaptação das crianças em fase de alfabetização no pós-covid e, em virtude do longo afastamento da escola, conclui-se com a trabalho que a realização das seguintes atividades deve: utilizar-se de técnicas variadas com cunho afetivo e motivacional antes do início de cada aula, por exemplo, uma música que trata sobre os valores, yoga para reflexão e atividades compensatórias ao término de cada atividade como jogo de sete erros, labirintos, caça palavras, desenhos, etc. Portanto, a partir das reflexões aqui apresentadas, pode-se aferir que a pandemia provocou inúmeras possibilidades outras de se aprimorar e potencializar a aprendizagem das crianças durante o isolamento e também no momento do retorno das mesmas para as escolas.

Biografia do Autor

Leila Maria Goi, Prefeitura Municipal de Ijuí, Ijuí, RS, Brasil

Licenciada em Currículo do Ensino de 2° grau - Esquema I (Unijuí). Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas (Unicruz). Professora na Rede Municipal de Ensino de Ijuí/RS.

Publicado

2022-01-30

Como Citar

Goi, L. M. (2022). A adaptação das crianças em fase de alfabetização no pós-covid: reflexões de uma professora de escola pública. Revista Amor Mundi, 2(8), 35–40. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.141

Edição

Seção

Artigos