Sala de aula invertida: breves considerações sobre o método

Autores

  • Marcos de Oliveira Gonçalves Toledo Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, Brasil
  • Luiz Gustavo Rodrigues Cardoso Ânima Educação, Catalão, GO, Brasil
  • François Silva Ramos Universidade Presidente Antônio Carlos de Uberaba, Uberaba, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.140

Resumo

A presente pesquisa foi elaborada com o objetivo de expressar sobre a sala de aula invertida, sendo um método que ainda não possui expressão dentro do Brasil, mas que tem ganhado grande proporção em outros países. Para tal, foram abordados aspectos a respeito da sala de aula invertida como a sua história, seu conceito, seus benefícios e o papel do professor. Através da análise de artigos e livros, se realizou pesquisa bibliográfica e hipertextual, que nos permitiu concluir que o método de sala de aula invertida tem muito a oferecer, estando além da simples utilização de meios tecnológicos. Logo, para que alcance sua efetividade, é necessário que a sala de aula sofra grandes transformações.

Biografia do Autor

Marcos de Oliveira Gonçalves Toledo, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, Brasil

Aluno regular do programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE na linha de Processos educacionais e seus fundamentos. Especialista em Educação a distância: Gestão e tutoria (2021) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, em Direito Penal (2020) pela Faculdade Dom Alberto, em Análise do Comportamento (2019) e em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica (2019) pela Faculdade Futura, e especialista em Educação e Direitos Humanos pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019). Aperfeiçoado em Como Ensinar a Distância pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020). Bacharel em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2018), licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020). Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos.

Luiz Gustavo Rodrigues Cardoso, Ânima Educação, Catalão, GO, Brasil

Especialista em Gestão Gestão ÁGIL (MBA) pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP, especialista em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (MBA) pela Universidade Pitágoras – UNOPAR, especialista em Gestão Estratégica de Negócios (MBA) pela Faculdade Anhanguera de Dourados. É bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Anhanguera de Dourados. Tem ampla experiência na área de ensino, sendo que atuou como coordenador do curso de ciências contábeis e também como coordenador de cursos de pós graduação nessa mesma área, atuou como coordenador do PRONATEC – Programa Nacional de Cursos Técnicos, além de ter atuado como professor em diversos cursos pela Faculdade Anhanguera de Dourados/MS. Posteriormente, desenvolveu suas atividades como Diretor de Unidade Educacional pela Faculdade Pitágoras de Alagoinhas/Bahia e, atualmente, atua como Gerente de Unidade Educacional pela faculdade UNA, grupo Ânima Educação, na cidade de Catalão/Goiás.

François Silva Ramos, Universidade Presidente Antônio Carlos de Uberaba, Uberaba, MG, Brasil

Doutor em Ciências da Educação pela UnInter (2016), com Pós-doutorado em Psicologia desenvolvido na Universidad Kennedy (2019). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas da Emill Brunner World University (EBWU -2020) e Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos (2020). Especialista em Educação Ambiental (FAZU-2000), Direito Educacional (CEUCLAR-2007), Direito do Trabalho (UNIP-2011), Direito Administrativo (FACEL - 2017), Direito Empresarial (FACEL - 2017), Direito Penal e Processual Penal (Faculdade Futura - 2018), Filosofia e Sociologia (Faculdade Futura - 2018), Etonologia Indígena (Faculdade Dom Alberto, 2020) e História Geral (Faculdade Focus - 2021). MBA em Controladoria e Finanças (Faculdade Futura - 2019). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (1999) e Direito (2006), ambas pela Universidade de Uberaba, e Formação Pedagógica em Pedagogia (Faculdade Ideal - 2017). Professor na Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC/UNIPAC-Uberaba), onde leciona para os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Logística e Gestão Comercial. Professor Emérito do Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação da Emill Brunner University (EBWU-USA). Confederação de Acadêmico Imortal titular da cadeira 90 da Confederação de Ciências Letras e Artes do Brasil CONCLAB.

Publicado

2022-01-30

Como Citar

Toledo, M. de O. G. ., Cardoso, L. G. R. ., & Ramos, F. S. (2022). Sala de aula invertida: breves considerações sobre o método. Revista Amor Mundi, 2(8), 21–27. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.140

Edição

Seção

Artigos