O contexto da educação ambiental no ensino de química

uma análise de livros didáticos de química do ensino médio

Autores

  • Daniela Carolina Ernst Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Serro Largo, RS, Brasil
  • Ariéle Dorneles Wolff Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, RS, Brasil
  • Luciane Kauffmann Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, RS, Brasil
  • Luciano Gonçalves Soares Colégio Estadual Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.14

Resumo

A Educação Ambiental é atividade integradora e interdisciplinar, de valores voltados à construção de novas posições éticas e sociais. No contexto atual, sua discussão e mediação ficam sob responsabilidade da escola e de seus agentes, como consta na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795/99). A análise documental pretendeu verificar os conteúdos de Educação Ambiental nos Livros Didáticos de Química do 1º, 2 º e 3º anos, que são utilizados no Ensino Médio Integrado do curso Técnico em Química no Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi (IFFAR). Com a análise e a identificação dos excertos, discutimos as possíveis relações com a Educação Ambiental para a formação cidadã, como forma de contribuição para a ampliação das discussões dessa temática. A partir do desenvolvimento desta pesquisa foi possível perceber a importância de se trabalhar a Educação Ambiental de maneira transversal, entendendo que a formação cidadã precisa perpassar todas as disciplinas, que ela não pode ser trabalhada unicamente pelas aulas de Química e Biologia, mas precisa ser discutida em todas as matérias. 



Biografia do Autor

Daniela Carolina Ernst, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Serro Largo, RS, Brasil

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) campus Panambi, com uma especialização/ capacitação em Jogos e Ferramentas Digitais UFRGS . Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS campus Cerro Largo.

Ariéle Dorneles Wolff, Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, RS, Brasil

Licencianda em Química. 

Luciane Kauffmann, Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, RS, Brasil

Licencianda em Química. 

Luciano Gonçalves Soares, Colégio Estadual Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Letrólogo, professor de literatura da rede estadual de educacao na cidade de Santo Angêlo 

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Ernst, D. C., Wolff, A. D. ., Kauffmann, L. ., & Gonçalves Soares, L. . (2020). O contexto da educação ambiental no ensino de química: uma análise de livros didáticos de química do ensino médio. Revista Amor Mundi, 1(1), 121–129. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.14

Edição

Seção

Artigos