O contexto da educação ambiental no ensino de química
uma análise de livros didáticos de química do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.14Resumo
A Educação Ambiental é atividade integradora e interdisciplinar, de valores voltados à construção de novas posições éticas e sociais. No contexto atual, sua discussão e mediação ficam sob responsabilidade da escola e de seus agentes, como consta na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795/99). A análise documental pretendeu verificar os conteúdos de Educação Ambiental nos Livros Didáticos de Química do 1º, 2 º e 3º anos, que são utilizados no Ensino Médio Integrado do curso Técnico em Química no Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi (IFFAR). Com a análise e a identificação dos excertos, discutimos as possíveis relações com a Educação Ambiental para a formação cidadã, como forma de contribuição para a ampliação das discussões dessa temática. A partir do desenvolvimento desta pesquisa foi possível perceber a importância de se trabalhar a Educação Ambiental de maneira transversal, entendendo que a formação cidadã precisa perpassar todas as disciplinas, que ela não pode ser trabalhada unicamente pelas aulas de Química e Biologia, mas precisa ser discutida em todas as matérias.
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