O silenciamento do professor a partir do vislumbre pelo laudo

a ilusão na busca da resolução dos problemas na prática do educador

Autores

  • Alexandre Dijan Coqui Universidade Aberta do Brasil, Bahia, BA, Brasil
  • Leandro De Lajonquière Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.138

Resumo

O ator, em uma cena, quando assume a personagem, manifesta a separação entre a realidade e a objetualidade intencional na ficção. Uma construção a partir do real para o imaginário, criando-se um estado de aceitação no telespectador entre o ator (pessoa real) e a personagem (a imagem de uma realidade), quase num processo de transubstanciação, porém, é só atuação que desfaz com o fechar das cortinas ou os créditos finais de um filme ou série. A figura do professor, no Brasil, está próxima dessa representação artística em um espetáculo perigosamente real. Não apenas construída pelo educador, mas atribuída pela sociedade, que aos poucos o investiu de poderes em sua prática, contrários à sua formação. Nesse cenário, o professor confunde-se com múltiplos papéis como professor e não assumindo a responsabilidade da família ou do psicológico ou psicanalista, exercendo a atribuição de ensinar valores e comportamentos, dever primeiro da família, entre tantas outras no espetáculo educacional. São tantas atribuições do docente, na prática, e não acauteladas pela sua formação, por não ter licença legal e preparo acadêmico para assumir compromissos de outras áreas do conhecimento, que forma uma ilusão (psico)pedagógica, aqui, como um fazer pedagógico além da capacidade do educador.

Biografia do Autor

Alexandre Dijan Coqui, Universidade Aberta do Brasil, Bahia, BA, Brasil

Licenciado em Letras (UFPB). Coordenador de Polo da Universidade Aberta do Brasil.

Leandro De Lajonquière, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Ministrante da disciplina Psicanálise e educação: o estatuto do sujeito-FEUSP. Dedica-se há trinta anos aos estudos psicanalíticos no campo da educação, da infância e da formação docente. E em parte responsável dos avanços registrados na área no Brasil, na Argentina e agora na França. Após ter passado pela UNICAMP, ingressou como docente na Universidade de São Paulo em 1995, obtendo o título de Livre-Docência em 1999 e o cargo de Professor Titular em 2005. Na França obteve em 2011, a Habilitation à Diriger de Recherches (espécie de título de Livre-Docência) na Université de Paris 8. Após ter passado pela Université de Caen Basse-Normandie (France), iniciou em 2015 o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa junto à Université Paris8 Vincennes-Saint-Denis. Orienta particularmente doutorandos brasileiros sob o regime de cotutela internacional e dirige projetos de pesquisa em nivel de pos-doutorado. Na Argentina integra o corpo docente dos cursos de pós-graduação "Ciências sociais" de FLACSO - Sede Buenos Aires - e "Infância e Instituições" da Universidad Nacional de Mar del Plata. Membro Fundador do LEPSI IP/FE - USP junto à Cristina Kupfer, desde 1998, foi Co-Editor da "Estilos da Clínica (USP)" desde 1996 até 01/08/2020. Nos anos 1993 e 1995 estagiou na Ecole Expérimentale de Bonneuil sob a supervisão de Maud Mannoni. E membro fundador da rede de pesquisa universitária INFEIES (América Latina) e da RUEPSY (Europa/América Latina). E membre de CLIOPSY (França). Seu último livro - Figuras do Infantil -, publicado no Brasil (2010) e na Argentina (2011), foi publicado na França, em 2013, pela editora LHarmattan.

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil

Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências Student Membership International Society for Telemedicine and eHealth -EUA e Membro da ABTms - Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde. 

Publicado

2022-01-30

Como Citar

Coqui, A. D., De Lajonquière, L. ., & Santos, D. M. A. de A. P. dos. (2022). O silenciamento do professor a partir do vislumbre pelo laudo: a ilusão na busca da resolução dos problemas na prática do educador. Revista Amor Mundi, 2(8), 29–34. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.138

Edição

Seção

Artigos