Os aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos e os campos de experiências da BNCC

Autores

  • Cênea Alves de Sene Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.
  • Najela Aparecida de Oliveira Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.
  • Patrícia Ramos Aguiar Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.137

Resumo

O presente artigo traz uma breve análise a respeito da Base Nacional Comum Curricular frente aos aspectos sociológicos, filosóficos e pedagógicos. Assim, esse artigo demonstra a importância da inserção desses aspectos na organização das práticas pedagógicas na etapa da educação Infantil, uma vez que, nessa fase se faz imprescindível desenvolver no educando uma concepção acerca dos elementos sociais formativos. Logo, buscou-se pontuar os principais aspectos que caracterizam o processo de construção e desenvolvimento intelectual do indivíduo ainda na primeira infância. E, para isso, utilizou-se como norte a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê os campos de experiências que atualmente compõem todo o processo de educacional do aluno, bem como as competências e habilidades que o mesmo deverá desenvolver em cada etapa da educação básica nacional. O objetivo principal desse artigo é considerar a relação entre os aspectos formativos e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da perspectiva didático-pedagógica traçada pela BNCC. E, a partir da reflexão proposta por meio da pesquisa bibliográfica desenvolvida, é possível concluir que os aspectos sociológicos, filosóficos e pedagógicos são medidas imprescindíveis no processo de construção do conhecimento da criança.

Biografia do Autor

Cênea Alves de Sene, Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Especialista em Educação Especial–AEE pelas Faculdades Integradas de Cuiabá (2012).

Najela Aparecida de Oliveira, Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2017). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Cândido Mendes (2016). Bacharel em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2014).

Patrícia Ramos Aguiar, Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil (2016). Especialista em Alfabetização e Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo (2017).

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Sene, C. A. de, Oliveira, N. A. de ., & Aguiar, P. R. (2022). Os aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos e os campos de experiências da BNCC . Revista Amor Mundi, 2(8), 11–19. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.137

Edição

Seção

Artigos