Os aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos e os campos de experiências da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.137Resumo
O presente artigo traz uma breve análise a respeito da Base Nacional Comum Curricular frente aos aspectos sociológicos, filosóficos e pedagógicos. Assim, esse artigo demonstra a importância da inserção desses aspectos na organização das práticas pedagógicas na etapa da educação Infantil, uma vez que, nessa fase se faz imprescindível desenvolver no educando uma concepção acerca dos elementos sociais formativos. Logo, buscou-se pontuar os principais aspectos que caracterizam o processo de construção e desenvolvimento intelectual do indivíduo ainda na primeira infância. E, para isso, utilizou-se como norte a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê os campos de experiências que atualmente compõem todo o processo de educacional do aluno, bem como as competências e habilidades que o mesmo deverá desenvolver em cada etapa da educação básica nacional. O objetivo principal desse artigo é considerar a relação entre os aspectos formativos e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da perspectiva didático-pedagógica traçada pela BNCC. E, a partir da reflexão proposta por meio da pesquisa bibliográfica desenvolvida, é possível concluir que os aspectos sociológicos, filosóficos e pedagógicos são medidas imprescindíveis no processo de construção do conhecimento da criança.
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