A cultura e a arte no cotidiano escolar

Autores

  • Ana Karina de Moura Secretaria Municipal de Educação de Barra do Bugres, MT, Brasil.
  • Laine Marques dos Santos Almeida Bertão Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.
  • Maria Luiza Barreto Secretaria do Estado de Educação do Mato Grosso, Barra do Bugres, MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.136

Resumo

Por meio do trabalho pedagógico em que se preza pela abordagem da cultura e da arte, é possível uma ressignificação da realidade, uma vez que a troca de experiências que ocorre no ambiente escolar manifesta que cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento e seu ponto de vista sobre cada situação. Sem dúvida, a cultura e a arte são consideradas mediadoras do conhecimento, permitindo que todos os indivíduos envolvidos nas trocas de experiências, por elas proporcionadas, construam uma aprendizagem enriquecedora e criativa. Logo, a cultura e a arte são meios de expressão da própria realidade. Elas não exprimem apenas o que se vê ou o que se pensa, mas o que ela realmente é: sua vitalidade, sua força, sua fraqueza, seus medos, seus sonhos, suas vontades, suas dúvidas, seus conflitos, seu temperamento e seu caráter, por exemplo. Sendo então, as mais completas formas de expressão do ser humano, desenvolvendo o pensamento, a percepção, a sensibilidade, a cognição e a intuição. Assim, por meio da revisão bibliográfica, o objetivo geral desse artigo buscou abordar a relevância da cultura e da arte no contexto escolar. E, a partir de então, chegou-se à conclusão que tais elementos contribuem significativamente para o processo de aprendizagem da criança.

Biografia do Autor

Ana Karina de Moura, Secretaria Municipal de Educação de Barra do Bugres, MT, Brasil.

Graduada em Geografia pela Universidade de Várzea Grande (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2014). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Poliensino (2020).

Laine Marques dos Santos Almeida Bertão, Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Pós-graduada em Docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Faculdade Afirmativa (2013).

Maria Luiza Barreto, Secretaria do Estado de Educação do Mato Grosso, Barra do Bugres, MT, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2014). Pós-graduada em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Cuiabá (2014). Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos pelas Faculdades Integradas de Cuiabá (2015). Pós-graduada em Educação Infantil com ênfase na Educação Especial pela Faculdade de Ciências Administrativas (2016).

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Moura, A. K. de, Bertão, L. M. dos S. A., & Barreto, M. L. (2022). A cultura e a arte no cotidiano escolar. Revista Amor Mundi, 2(8), 3–9. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.136

Edição

Seção

Artigos