A cultura e a arte no cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i8.136Resumo
Por meio do trabalho pedagógico em que se preza pela abordagem da cultura e da arte, é possível uma ressignificação da realidade, uma vez que a troca de experiências que ocorre no ambiente escolar manifesta que cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento e seu ponto de vista sobre cada situação. Sem dúvida, a cultura e a arte são consideradas mediadoras do conhecimento, permitindo que todos os indivíduos envolvidos nas trocas de experiências, por elas proporcionadas, construam uma aprendizagem enriquecedora e criativa. Logo, a cultura e a arte são meios de expressão da própria realidade. Elas não exprimem apenas o que se vê ou o que se pensa, mas o que ela realmente é: sua vitalidade, sua força, sua fraqueza, seus medos, seus sonhos, suas vontades, suas dúvidas, seus conflitos, seu temperamento e seu caráter, por exemplo. Sendo então, as mais completas formas de expressão do ser humano, desenvolvendo o pensamento, a percepção, a sensibilidade, a cognição e a intuição. Assim, por meio da revisão bibliográfica, o objetivo geral desse artigo buscou abordar a relevância da cultura e da arte no contexto escolar. E, a partir de então, chegou-se à conclusão que tais elementos contribuem significativamente para o processo de aprendizagem da criança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Karina de Moura, Laine Marques dos Santos Almeida Bertão, Maria Luiza Barreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.