Gestão escolar: um estudo do processo de implantação do Projeto “Escola Segura e Cidadã-PESC” na Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Céu Vaz D’oliveira-Manaus-AM, Brasil

Autores

  • Rute Costa Lima Secretaria Estadual de Educação e Desporto do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i6.131

Resumo

As dificuldades encontradas nas salas de aulas pelos docentes relacionadas ao comportamento dos alunos são caracterizadas nos dias atuais como uma grande barreira para a construção do conhecimento. Essa barreira, classificada muitas vezes como intransponível, dado o elevado índice de indisciplina apresentado nas escolas brasileiras, foi o que motivou o desenvolvimento da pesquisa de mestrado intitulada “Gestão Escolar: um estudo do processo de implantação do Projeto Escola Segura e Cidadã na Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Céu Vaz D’Oliveira- Manaus-AM, Brasil, haja vista, notadamente o perfil dos jovens estudantes contemporâneos esteja marcado por atitudes de desrespeito e que, em situações excepcionais podem culminar para a violência física. Problemática acentuada quando este público se depara com Professores com pouco ou sem nenhum domínio de classe ou quando há omissão pela escola. Partindo dessa premissa, entende-se que a escola ao cumprir seu papel no que concerne à oferta de educação de qualidade, deve desenvolver estratégias que visem minimizar tal inquietude. Esta pesquisa estudou todo o desenho do processo de implantação em uma Escola de Tempo Integral de um Projeto de cunho disciplinar com escopo desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Amazonas e utilizado como ferramenta pedagógica. Dessa forma, foi possível identificar, a partir de observações sistemáticas, as ações dos discentes antes e após a implantação do projeto, concomitantemente mapear os conflitos, tensões, resistências e expectativas abrolhadas no decorrer do estudo. Os resultados obtidos a partir da tabulação de dados e entrevistas realizadas vislumbraram mudança significativa no comportamento individual dos discentes, o que concorreu para maior rendimento pedagógico, atrelado resgate do entusiasmo docente, mas também sugere-se alguns ajustes no escopo do Projeto, a fim de subsidiar uma proposta mais eficiente.

Biografia do Autor

Rute Costa Lima, Secretaria Estadual de Educação e Desporto do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. Especialista em gestão do meio ambiente pela Universidade Estadual do Amazonas – UEA. Especialista em coordenação pedagógica   e supervisão escolar pela Cândido Mendes. Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Desarrollo Sustentable – UDS.

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Lima, R. C. . (2021). Gestão escolar: um estudo do processo de implantação do Projeto “Escola Segura e Cidadã-PESC” na Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Céu Vaz D’oliveira-Manaus-AM, Brasil. Revista Amor Mundi, 2(6), 89–94. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i6.131

Edição

Seção

Trabalho Científico Decorrente da Pesquisa de Mestrado