Aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua: desafios e propostas de ensino
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i6.125Resumo
O ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos tem sido um desafio para os professores, visto que estes precisam utilizar métodos diferenciados dos já utilizados para os ouvintes. O ensino direcionado aos surdos deve se basear na modalidade visual-gestual, em contraposição à modalidade de ensino dos ouvintes, a qual é oral-auditiva. Sendo assim, o objetivo deste texto é destacar as principais metodologias utilizadas no ensino da Língua Portuguesa para surdos. Para isto, foram utilizadas pesquisas bibliográficas com o intuito de colaborar para a pesquisa acadêmica sobre melhoria da qualidade da aprendizagem do aluno surdo, no contexto da educação bilíngue, que privilegia a Língua de Sinais como recurso fundamental para a educação de surdos. Para tal reflexão, valemo-nos de autores como Pereira (2009), Quadros (1999) dentre outros autores que discutem a realidade vivenciada por estudantes surdos na aquisição da Língua Portuguesa como segundo idioma. O texto ainda discute os desafios que o docente ouvinte enfrenta para adquirir a segunda língua (Libras) para se comunicar com o estudante não ouvinte. Além de alternativas possíveis a serem implantadas não apenas pela escola, mas por toda a sociedade e os poderes públicos responsáveis por implementarem ações que visem a (des) construção de conceitos referentes à aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos e a Libras para toda a comunidade escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cleidiane da Penha Segura de Melo, Emanuelly Mariana Trindade Guimarães, Luciana Raimunda De Lana Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.