A influência do lúdico no desenvolvimento infantil

Autores

  • Paula Duarte Fonseca Claretiano Centro Universitário de Foz do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR, Brasil
  • Margarete Pereira da Silva Faculdade Pitágoras - Unopar
  • Petterson Soares Leite Claretiano Centro Universitário de Foz do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i6.123

Resumo

Por meio do brincar surge a interação entre a espontaneidade e a criatividade com a progressiva aceitação das regras sociais e morais por parte da criança. Então é brincando que o indivíduo se humaniza e aprende a conciliar de forma afetiva a afirmação de si mesmo à criação de vínculos afetivos duradouros. Diante disso, este artigo trata da influência do lúdico no desenvolvimento infantil e apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo tratou de discutir sobre a importância das práticas lúdicas no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento e aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. Realizou-se uma revisão bibliográfica no qual apresenta-se as contribuições que o jogar e brincar proporcionam para o processo de construção do conhecimento. Portanto, através deste artigo, é possível afirmar que, enquanto recurso didático-pedagógico, o lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a aspectos que podem tornar o ensino mais atrativo, interessante e contribuir com uma educação de maior qualidade, capaz de atender aos interesses essenciais à criança.

Biografia do Autor

Paula Duarte Fonseca, Claretiano Centro Universitário de Foz do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Licenciatura em Pedagogia pelo Claretiano Centro Universitário (2016). Especialização em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo (2018). Graduanda em História pelo Claretiano Centro Universitário (2021).

Margarete Pereira da Silva, Faculdade Pitágoras - Unopar

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Pitágoras – UNOPAR (2019). Especialização em Ensino Lúdico pela Faculdade UNIMA (2020).

Petterson Soares Leite, Claretiano Centro Universitário de Foz do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Licenciatura em Educação Física pelo Claretiano Centro Universitário (2016). Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade Afirmativo (2018). Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Faculdade Afirmativo (2018

Publicado

2021-10-10

Como Citar

Fonseca, P. D., Silva, M. P. da, & Leite, P. S. (2021). A influência do lúdico no desenvolvimento infantil. Revista Amor Mundi, 2(6), 39–45. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i6.123

Edição

Seção

Artigos