Iniciação à docência em tempos de pandemia: uma imersão nas redes sociais para o Ensino de Ciências

Autores

  • Lucas Guimarães Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Ivanete da Rosa Silva de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil
  • Ana Paula Cunha Pereira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil
  • Gabriella Teixeira Schuwarte Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil
  • Henrique Candido Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i6.122

Resumo

Dentre as Políticas Públicas Educacionais, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das que mais se destaca com práticas exitosas desenvolvidas na escola pública, sendo considerado por muitos graduandos como um processo disruptivo quando se trata da construção da identidade docente. Contudo, a pandemia da COVID-19 modificou a rotina escolar profundamente e demonstrou limites que atingiram todas as instâncias, inclusive o PIBID. Esse trabalho tem como principal objetivo relatar os caminhos percorridos por um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas para desenvolver ações do PIBID voltadas para estudantes de escolas públicas durante o período pandêmico. As redes sociais, bem como os recursos tecnológicos, foram muito necessárias para fortalecer as relações sociais impactadas pelo isolamento, como também, se tornaram veículos de disseminação de fakes-news, provocando discussões e debates de pesquisadores acerca de sua efetividade na aprendizagem. Essas implicações levaram os pibidianos de Biologia a criar uma conta de Instagram, para aliar o processo ensino-aprendizagem com a distância do Ensino Remoto em tempos de pandemia. Foram produzidos conteúdos para essa rede social visando a Alfabetização Científica de estudantes da Educação Básica de Escolas Públicas e do público em geral.

Biografia do Autor

Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil

Doutora em Educação na área de concentração de Políticas Públicas (UERJ). Mestre em Educação Física na área de concentração de subjetividades e atividade física (UGF). Pós-graduada em Gerontologia (UniFOA), em Docência Superior (UGF), em Psicopedagogia Inclusiva (UGF), em Orientação, Supervisão e Administração Escolar (UniRedentor). Licenciada em Pedagogia (UNIRIO), Licenciada e Bacharela em Educação Física (UniFOA). Professora da rede pública de ensino desde 1983, atuando com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, incluindo o curso de magistério em nível médio. Atuou como Assessora da Secretaria de Educação (Pinheiral). Atualmente é professora universitária do UniFOA (desde 1997), Procuradora e Pesquisadora Institucional do UniFOA, Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (CAPES). Integra o Banco de Avaliadores Ad Hoc do Ministério da Educação (MEC), designada pela Portaria n 430/2018 e exerce a função de Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores Institucionais (ANPI-IES). Também atua como professora de pós-graduação lato e stricto sensu. É autora de artigos, capítulos de livros e livros que abordam a Educação, com ênfase em Ensino Superior, Avaliação Institucional, Didática, Formação do Docente, Educação Física Escolar e Gerontologia. Foi uma das autoras do Atlas do Esporte Nacional, publicado pelo Ministério do Esporte e publicou seu último livro em 2020, com o título *Educação e Políticas inclusivas: ressignificando a diversidade

Ana Paula Cunha Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012) com período Sanduíche pela Leeds Beckett University ? Reino Unido (2011, CAPES), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco ? UCB (2006) e Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1993). Atua como Docente de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro desde 1994. Docente do Centro Universitário de Volta Redonda ? UniFOA (2013) nos Cursos de Licenciaturas em Educação Física, Ciências Biológicas e na Graduação em Enfermagem. É Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (2018) e membro do Núcleo de Acessibilidade Institucional do UniFOA. Atualmente integra o Banco de Avaliadores do SINAES BASis INEP/MEC (2018).

Gabriella Teixeira Schuwarte, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciencias Biológicas do Unifoa

Henrique Candido, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil

Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Publicado

2021-10-23

Como Citar

Guimarães, L., Oliveira, I. da R. S. de, Pereira, A. P. C., Schuwarte, G. T., & Candido, H. . (2021). Iniciação à docência em tempos de pandemia: uma imersão nas redes sociais para o Ensino de Ciências. Revista Amor Mundi, 2(6), 65–72. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i6.122

Edição

Seção

Artigos