Iniciação à docência em tempos de pandemia: uma imersão nas redes sociais para o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i6.122Resumo
Dentre as Políticas Públicas Educacionais, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das que mais se destaca com práticas exitosas desenvolvidas na escola pública, sendo considerado por muitos graduandos como um processo disruptivo quando se trata da construção da identidade docente. Contudo, a pandemia da COVID-19 modificou a rotina escolar profundamente e demonstrou limites que atingiram todas as instâncias, inclusive o PIBID. Esse trabalho tem como principal objetivo relatar os caminhos percorridos por um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas para desenvolver ações do PIBID voltadas para estudantes de escolas públicas durante o período pandêmico. As redes sociais, bem como os recursos tecnológicos, foram muito necessárias para fortalecer as relações sociais impactadas pelo isolamento, como também, se tornaram veículos de disseminação de fakes-news, provocando discussões e debates de pesquisadores acerca de sua efetividade na aprendizagem. Essas implicações levaram os pibidianos de Biologia a criar uma conta de Instagram, para aliar o processo ensino-aprendizagem com a distância do Ensino Remoto em tempos de pandemia. Foram produzidos conteúdos para essa rede social visando a Alfabetização Científica de estudantes da Educação Básica de Escolas Públicas e do público em geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lucas Guimarães, Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, Ana Paula Cunha Pereira, Gabriella Teixeira Schuwarte, Henrique Candido
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.