Direitos Humanos

Surgimento, Percurso, Fundamentação e Reconhecimento

Autores

  • Ediana Grenzel Person Universidade Federal de Fronteira Sul, Chapecó, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i6.121

Resumo

O presente estudo tem por escopo indicar o surgimento, o percurso, a fundamentação e o reconhecimento dos direitos do homem, baseado em pesquisas bibliográficas, principalmente da obra “O Fim dos Direitos Humanos”, de Costas Douzinas, e da obra “Era dos Direitos”, de Norberto Bobbio, com o aporte de outros pensadores da mesma importância. No ponto, tem-se que homem evolui ao longo da história e com ele, a sociedade. De um paradigma fragmentário e reducionista, para os quais as partes eram mais importante do que o todo, de acordo com os estudos de Newton e Descartes, passou-se para a ideia de integralidade, acrescentando-se ética e moralidade ao conhecimento científico. Paralelamente a essa mudança, os movimentos sociais serviram de palco para a evolução dos direitos humanos, desde os de primeira geração, passando pelos de segunda e de terceira geração, até aqueles pós-modernos, baseados nos conceitos de solidariedade e fraternidade. O advento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por sua vez, pôs fim a discussão sobre a fundamentação dos direitos do homem, dando indicativos que encontrar um fundamento para os direitos homem não é condição para que eles sejam respeitados. Por fim, faz-se uma críticaa respeito dos rumos a serem seguidos pelos direitos humanos, partindo-se da premissa da proliferação de leis que visam proteger cada vez mais as mínimas peculiaridades dos indivíduos, e levando-se em conta de que cada vez que apenas um grupo determinado de pessoas se beneficia com as leis, os demais têm os seus direitos restringidos.

Biografia do Autor

Ediana Grenzel Person, Universidade Federal de Fronteira Sul, Chapecó, SC, Brasil

Possui graduação em juridica e social pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (2001). Atualmente é Delegada de Polícia Civil da Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

Publicado

2021-10-23

Como Citar

Person, E. G. . (2021). Direitos Humanos: Surgimento, Percurso, Fundamentação e Reconhecimento. Revista Amor Mundi, 2(6), 57–63. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i6.121

Edição

Seção

Artigos