Um relato de experiência no ensino de ciências na modalidade Proeja em período de pandemia no Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi

Autores

  • Carolina Farias da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS, Brasil
  • Alana Rafaela Borsekowsky Instituto Federal Farroupilha, Panambi, RS, Brasil
  • Daniela Carolina Ernst Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i5.117

Resumo

O PROEJA (Educação de Jovens e Adultos- profissionalizante) é uma política pública que foi instaurada com o objetivo de superar os dados encontrados. O programa tem por  objetivo oferecer oportunidades educacionais para adultos e  jovens trabalhadores, que ainda não finalizaram o ensino fundamental ou médio, com a oportunidade de realizar um curso técnico, e assim habilitá-los e prepará-los para uma profissão.Devido ao surto do vírus da COVID-19 no início do ano de 2020, as instituições de ensino do país foram obrigadas a se adaptarem ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) e a buscar maneiras para que o processo de ensino e de aprendizagem ocorresse nessa modalidade, que era, até então, desconhecida. Este texto partilha o relato de experiências de duas graduandas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Panambi que realizaram seus estágios em uma turma de PROEJA da mesma instituição, de maneira remota no segundo semestre de 2020.

Biografia do Autor

Carolina Farias da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS, Brasil

Atualmente está cursando Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade da Fronteira Sul (UFFS). Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha campus Panambi, RS (IFFAR). Tem interesse na área de: metodologias e práticas que auxiliam no processo de aprendizagem no Ensino de Ciências e tecnologias ligadas a Educação.

Alana Rafaela Borsekowsky, Instituto Federal Farroupilha, Panambi, RS, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi (2021). Voluntária nos projetos de extensão Educar para não Abandonar (2019/2021). Pós-Graduanda na  Especialização em andamento em Pós- Graduação em Biodiversidade e Conservação pelo Instituto Federal Farroupilha. 

Daniela Carolina Ernst, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) campus Panambi, com uma especialização/ capacitação em Jogos e Ferramentas Digitais UFRGS . Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS campus Cerro Largo, pela linha de pesquisa : Currículo e Politicas Educacionais. Pós-graduanda na Especializacao em Biotecnologia UERGS. Pós-graduanda na Especializacao em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha campus Sao Borja. Doutoranda em Ciências pela FFLCH-USP

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Costa, C. F. da, Borsekowsky, A. R., & Ernst, D. C. (2021). Um relato de experiência no ensino de ciências na modalidade Proeja em período de pandemia no Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi. Revista Amor Mundi, 2(5), 69–78. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i5.117

Edição

Seção

Artigos