O “mercado da morte” mexicano durante a pandemia da Covid-19 sob a perspectiva do direito, da ética e da moral

Autores

  • Flávio Tupinambá Cruz de Souza Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Francisco Artemízio Silva Freitas Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Wellingson Cavalcanti de Almeida Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Douglas Verbicaro Soares Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i5.112

Resumo

O agravamento da pandemia de Covid-19 no México, logo no início de 2021, fez crescer a demanda por oxigênio e insumos na capital. A urgência por esses itens básicos decorreu do  aumento da taxa de ocupação dos hospitais públicos e privados, ocasionando o desabastecimento e aparecimento de vendedores clandestinos ofertando os produtos a preços exorbitantes. Com efeito, em tempos de crise, é normal que as dimensões mais frágeis do ser humano sejam afetadas, porém, até que ponto a escassez de recursos e a luta pela sobrevivência podem influenciar no senso de justiça, ética e moral de pessoas que se encontram em situação extrema de necessidade e vulnerabilidade? A partir dos fatos apresentados, o objetivo desse trabalho é realizar uma análise crítica-jurídica e multidisciplinar sobre as condutas dos agentes –  governo, empresas fornecedoras de oxigênio e vendedores clandestinos – no “Mercado da Morte” mexicano, com ênfase na ética, moral, assim como no direito comparado. Para tanto, será usado o método de pesquisa qualitativa e quantitativa, pesquisa bibliográfica e exploratória de dados de fontes abertas. Por certo, ao final deste trabalho, restará claro que a crise provocada pelo novo coronavírus tem sido fator preponderante na determinação de comportamentos e tomada de decisões contrárias ao direito, à ética e à moral.

Biografia do Autor

Flávio Tupinambá Cruz de Souza, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Curso de Bacharelado em Direito, Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Francisco Artemízio Silva Freitas, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Curso de Bacharelado em Direito, Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Wellingson Cavalcanti de Almeida, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Curso de Bacharelado em Direito, Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Doutor em Pasado y Presente de los Derechos Humanos e Mestre em Estudios Interdisciplinares de Género en la Especialidad Jurídica, ambos pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). Integra como pesquisador os grupos de pesquisas (CNPq): Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR); Consumo e Cidadania (UFPA); Consumo Responsável e Globalização Econômica (CESUPA). Atua como Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Direitos Humanos - NPJDH na Universidade Federal de Roraima, do Curso de Doutorado em Direito – Dinter UERJ/UFRR e, também, do Laboratório de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da UFRR. É professor do magistério superior no Curso de Direito.

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Souza, F. T. C. de ., Freitas, F. A. S. ., Almeida, W. C. de ., & Verbicaro Soares, D. . (2021). O “mercado da morte” mexicano durante a pandemia da Covid-19 sob a perspectiva do direito, da ética e da moral. Revista Amor Mundi, 2(5), 79–89. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i5.112

Edição

Seção

Artigos