Educação e tecnologias da comunicação

Autores

  • Adair Adams Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Vacaria, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.8

Resumo

Pensar a educação a partir da configuração antropológica do presente, constituída pela época comunicacional condicionada pelas mídias e tecnologias da comunicação, é o objeto deste texto. Compreendo que o pressuposto mais geral da pedagogia é a antropologia, pois é preciso saber quem é o homem, sempre no presente, para que possamos pensar as necessidades e possibilidades da educação, também, sempre no presente. A partir de referências bibliográficas atuais sobre o tema em diálogo com autores da tradição filosófica sobre a técnica, proponho uma revisão da ideia, quase consensual, de que as novas tecnologias são o lugar de fala da educação atual. O horizonte é um questionamento e a demonstração de possíveis equívocos na argumentação que insere as novas gerações na categoria de “novos digitais”.

Biografia do Autor

Adair Adams, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Vacaria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí). Professor do IFRS – Campus Vacaria.

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Adams, A. (2020). Educação e tecnologias da comunicação. Revista Amor Mundi, 1(1), 17–27. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.8

Edição

Seção

Artigos