Paulo Freire: a leitura e o leitor
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.69Resumo
Este ensaio pretende discutir a importância da leitura nos processos de alfabetização e letramento. Para tanto, analisamos a metodologia dado à essa prática pelo educador brasileiro Paulo Freire na perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia aliada a leitura de mundo, descrito na obra A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. A obra traz consigo uma temática em relação ao ato de ler, e ao mesmo tempo aborda uma realidade sócio e político tendo como um dos conceitos fundamentais, a forma como a leitura transforma a postura do indivíduo na sociedade, relacionando a mesma como um meio de alfabetização. Paulo Freire apresenta o significado da leitura como aprendizagem, além de expor problemas relacionados a alfabetização de adultos. Paulo Freire foi o defensor da educação como ato de liberdade, compreendida na relação entre o alfabetizar e o letrar. Por meio de um contexto crítico, o autor relata sua experiência como educador infantil e na alfabetização de adultos, na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Este ensaio refere-se à teoria visionária de Paulo Freire, para isso, utilizaremos não apenas seu livro A importância do ato de ler (2003) como também autores que dialogam com o autor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Simeire da Silva Santos, Adriana Maria Lucena da Silva , Luciana Raimunda de Lana Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.