Paulo Freire: a leitura e o leitor

Autores

  • Simeire da Silva Santos Universidade do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso, MT, Brasil
  • Adriana Maria Lucena da Silva Universidade Federal de Rondônia, Rondônia, RO, Brasil
  • Luciana Raimunda de Lana Costa Universidade do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.69

Resumo

Este ensaio pretende discutir a importância da leitura nos processos de alfabetização e letramento. Para tanto, analisamos a metodologia dado à essa prática pelo educador brasileiro Paulo Freire na perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia aliada a leitura de mundo, descrito na obra A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. A obra traz consigo uma temática em relação ao ato de ler, e ao mesmo tempo aborda uma realidade sócio e político tendo como um dos conceitos fundamentais, a forma como a leitura transforma a postura do indivíduo na sociedade, relacionando a mesma como um meio de alfabetização. Paulo Freire apresenta o significado da leitura como aprendizagem, além de expor problemas relacionados a alfabetização de adultos. Paulo Freire foi o defensor da educação como ato de liberdade, compreendida na relação entre o alfabetizar e o letrar. Por meio de um contexto crítico, o autor relata sua experiência como educador infantil e na alfabetização de adultos, na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Este ensaio refere-se à teoria visionária de Paulo Freire, para isso, utilizaremos não apenas seu livro A importância do ato de ler (2003) como também autores que dialogam com o autor.

Biografia do Autor

Simeire da Silva Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso, MT, Brasil

Mestranda no Programa de Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialista em Língua Portuguesa : Redação e Oratória pela Faculdade de Educação São Luis- SP. Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). http://lattes.cnpq.br/7586396167888976. Email: meyressantos21@gmail.com

Adriana Maria Lucena da Silva , Universidade Federal de Rondônia, Rondônia, RO, Brasil

Pós-graduanda lato sensu em Ensino de Lingua Portuguesa e Literatura pela Universidade federal de Lavras (UFLA). Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia campus – Vilhena – RO. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0844923671431415. Email: drykatalita@gmail.com 

Luciana Raimunda de Lana Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso, MT, Brasil

Doutoranda em Estudos Literários na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Tangará da Serra, MT. Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (Unemat), Cáceres, MT. Especialista em: Estudos Linguísticos e Literários; Psicopedagogia e Educação Especial; Filosofia e Sociologia pelo Instituto Prominas e em Metodologias Aplicadas às Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade de Selvíria/ MS. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), Pontes e Lacerda, MT. Professora da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, no município de Comodoro-MT, Brasil. Orcid.org/0000-0002-3298-7861. E-mail: luciana.costa@unemat.br

Publicado

2021-02-28

Como Citar

Santos, S. da S., Silva , A. M. L. da, & Costa, L. R. de L. (2021). Paulo Freire: a leitura e o leitor . Revista Amor Mundi, 2(2), 101–111. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i2.69

Edição

Seção

Artigos