Educação em Direitos Humanos: inclusões e direito à igualdade

Autores

  • Marcos Toledo Universidade de Uberaba, Uberaba, Minas Gerais, MG, Brasil
  • Mateus França Universidade de Uberaba, Uberaba, Minas Gerais, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.57

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo primordial o enaltecimento do direto humano que todos os serem possuem de ter acesso à educação, principalmente diante da inclusão ao se tratar de diversas que, infelizmente, causam distinção nos dias atuais como classes sociais, gênero, deficiências e outras questões equivalentes. Tendo início com explanações que fundamentam a educação como direito humano e fundamental, segue com abordagem sobre a educação e a inclusão para então expressar as ideias centrais do direito à inclusão.

Biografia do Autor

Marcos Toledo, Universidade de Uberaba, Uberaba, Minas Gerais, MG, Brasil

Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Aluno regular do programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE na linha de Processos educacionais e seus fundamentos. Especialista em Direito Penal (2020) pela Faculdade Dom Alberto. Especialista em Análise do Comportamento (2019) e especialista em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica (2019) pela Faculdade Futura, especialista em Educação e Direitos Humanos pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019). Graduado em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2018), licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020). Benfeitor das Ciências, Letras e Artes pelo Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos. Membro do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi), vinculado ao PPGE/Uniube - Uberaba. Revisor de periódico da Revista de extensão da UPE. Com foco de estudos, pesquisas, palestras e publicações nas áreas de Educação, Direito e Psicologia, sendo autor de vários trabalhos nestas áreas. Atualmente, é gestor e coordenador acadêmico e pedagógico do polo de apoio do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI em Uberaba/MG.

Mateus França, Universidade de Uberaba, Uberaba, Minas Gerais, MG, Brasil

Atualmente é assistente pedagógico do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduando em Direito pela Universidade de Uberaba - UNIUBE, com experiência na área do Direito do Consumidor e Direito Civil. Atuando, com produções acadêmicas, principalmente nos seguintes temas: direito, educação, pandemia, dignidade e democracia.

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Toledo, M., & França, M. (2021). Educação em Direitos Humanos: inclusões e direito à igualdade. Revista Amor Mundi, 2(1), 89–94. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.57

Edição

Seção

Artigos