A influência e o controle estatal na construção do sistema educacional

Autores

  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil
  • Alexandre Dijan Coqui Secretaria Municipal de Educação do Município de Jacaraci, Bahia, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.56

Resumo

No livro “A opção pelo Homeschooling”, Fausto Zamboni, discorre a partir da realidade do ensino no Brasil para orientar seus estudos sobre a construção do ensino domiciliar e todas as questões que permeiam os desafios na nossa realidade educacional. Discute sobre as questões relacionadas ao sistema de ensino atual e a descrença na educação oferecida pelas instituições aos estudantes e sua formação social, crítica, moral e ética e, por outro lado, os desmitifica os mitos sobre o homeschooling, no que concerne a socialização das crianças e adolescentes e seu desempenho, tanto acadêmico, quanto profissional. Ao discutir sobre a educação em casa, dois pontos surgem: Os moldes educacionais no Brasil comportariam a aprovação legal da educação domiciliar com uma cultura tão diversificada?

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil

Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências Student Membership International Society for Telemedicine and eHealth -EUA e Membro da ABTms - Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde. 

Alexandre Dijan Coqui, Secretaria Municipal de Educação do Município de Jacaraci, Bahia, BA, Brasil

Secretário Municipal de Educação do Município de Jacaraci – Ba e Coordenador de Polo UAB. É Professor formado em Pedagogia e Letras. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2021-01-31

Como Citar

dos Santos, D. M. A. de A. P., & Coqui, A. D. (2021). A influência e o controle estatal na construção do sistema educacional . Revista Amor Mundi, 2(1), 105–107. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.56

Edição

Seção

Resenhas