Reflexões sobre a docência: dilemas e possibilidades nas práticas cotidianas

Autores

  • Josiane Sales Martins do Prado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Luiz Felipe Santoro Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Thiago Rodrigues de Sá Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Valéria da Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.53

Resumo

Este trabalho visa pesquisar sobre a formação dos professores e a atual realidade da sua prática em sala de aula. Para esta pesquisa utilizou-se a combinação dos métodos quantitativo e qualitativo com caráter exploratório, apoiado na pesquisa do tipo bibliográfica. Investigou-se, na perspectiva de dezoito professores que atuam no município de Barra do Piraí (RJ), quais os pontos de vista sobre a formação para a ação docente, os dilemas, fracassos e possibilidades sobre a atual situação de sucateamento e desvalorização docente, assim como suas vivências e sugestões sobre a prática escolar. Para isso, aplicou-se um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas, por meio da plataforma Google Forms, em que a maioria dos professores alegou a necessidade de melhoria nas condições de trabalho docente, investimento na formação de qualidade e garantia de políticas públicas que possibilitem a continuidade da qualificação profissional digna, eficaz e transformadora. Reflexões, mudanças de mentalidade, prática docente emancipatória e políticas públicas de valorização docente são pontos cruciais para iniciar uma transformação libertadora de intervenção social.

Biografia do Autor

Josiane Sales Martins do Prado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Licenciada em `Pedagogia pelo Centro de Ciências Humanas da UNIRIO.

Luiz Felipe Santoro Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutorando em Ensino de Ciências – IFRJ (PROPEC), Mestre em Ensino de Ciências da Natureza – UFF (PPECN), Mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ, Membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade – C(A)TS, do IFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Thiago Rodrigues de Sá Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutorando em Ensino de Ciências – IFRJ (PROPEC), Mestre em Ensino de Ciências da Natureza – UFF (PPECN), Mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ, Membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade – C(A)TS, do IFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Valéria da Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestre e doutoranda em Ensino de Ciências do IFRJ – PROPEC; Docente e Pedagoga da Prefeitura Municipal de Barra Mansa e Mediadora presencial do curso de Pedagogia – UNIRIO oferecido pelo Consórcio CEDERJ.

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Prado, J. S. M. do, Dantas, L. F. S., Alves, T. R. de S., & Lima, V. da S. (2021). Reflexões sobre a docência: dilemas e possibilidades nas práticas cotidianas. Revista Amor Mundi, 2(1), 51–64. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.53

Edição

Seção

Artigos