Reflexões sobre a docência: dilemas e possibilidades nas práticas cotidianas
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.53Resumo
Este trabalho visa pesquisar sobre a formação dos professores e a atual realidade da sua prática em sala de aula. Para esta pesquisa utilizou-se a combinação dos métodos quantitativo e qualitativo com caráter exploratório, apoiado na pesquisa do tipo bibliográfica. Investigou-se, na perspectiva de dezoito professores que atuam no município de Barra do Piraí (RJ), quais os pontos de vista sobre a formação para a ação docente, os dilemas, fracassos e possibilidades sobre a atual situação de sucateamento e desvalorização docente, assim como suas vivências e sugestões sobre a prática escolar. Para isso, aplicou-se um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas, por meio da plataforma Google Forms, em que a maioria dos professores alegou a necessidade de melhoria nas condições de trabalho docente, investimento na formação de qualidade e garantia de políticas públicas que possibilitem a continuidade da qualificação profissional digna, eficaz e transformadora. Reflexões, mudanças de mentalidade, prática docente emancipatória e políticas públicas de valorização docente são pontos cruciais para iniciar uma transformação libertadora de intervenção social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Josiane Sales Martins do Prado, Luiz Felipe Santoro Dantas, Thiago Rodrigues de Sá Alves, Valéria da Silva Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.