Por um pensar justo e responsável

reflexões filosóficas a partir de Theodor W. Adorno

Autores

  • Eneida Jacobsen Universidade de Villanova, Pennsylvania, Estados Unidos
  • Fábio César Junges Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i3.49

Resumo

Recorrendo à compreensão de Theodor Adorno sobre geistige Erfahrung (experiência intelectual/espiritual), o artigo explora as condições de um pensar justo e responsável. A categoria adorniana de geistige Erfahrung diz respeito à experiência humana de pensamento a partir das vítimas da história. De acordo com o filósofo, uma experiência intelectual/espiritual ocorre quando conceitos são capazes de revelar sua substância experiencial, dada pela própria realidade. Argumentamos em favor da importância da experiência intelectual/espiritual, a qual é capaz de penetrar a vida em sua pervasividade, procurando vestígios de esperança em meio às sombras da barbárie que a tudo cobrem. Trata-se, em última instância, da condição fundamental para um pensar justo e responsável.

Biografia do Autor

Eneida Jacobsen, Universidade de Villanova, Pennsylvania, Estados Unidos

Possui graduação, mestrado e doutorado pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo - RS, onde estudou Teologia de 2003 a 2015, com ênfase em teologia sistemática, teologia da libertação, teologia pública e filosofia política. Realizou período de intercâmbio na Universidade de Göttingen, na Alemanha, em 2006, e doutorado-sanduíche no Seminário Teológico de Princeton, nos EUA, em 2013. Atualmente, é estudante de doutorado em Filosofia e assistente de ensino na Universidade de Villanova, em Pennsylvania, nos EUA, com ênfase em teoria crítica, filosofia política e filosofia moderna.

Fábio César Junges, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Pós-doutorado em andamento em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2017), com bolsa CAPES. Pós-doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2016), com bolsa CAPES. Doutorado em Teologia pela Faculdades EST (2015), com bolsa CNPq. Mestrado em Teologia pela Faculdades EST (2011), com bolsa CNPq. Especialização em Metodologia Pastoral pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2009). Graduação em Teologia (Bacharelado) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2008), com bolsa PIIC-URI. Graduação em Filosofia, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2004), com bolsa CNPq.

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Jacobsen, E. ., & Junges, F. C. . (2020). Por um pensar justo e responsável: reflexões filosóficas a partir de Theodor W. Adorno. Revista Amor Mundi, 1(3), 145–150. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i3.49

Edição

Seção

Artigos