As aplicações da informática no ensino de química como alternativa para o ensino e aprendizagem

Autores

  • Rafael Soares Silva Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.31

Resumo

A presente pesquisa analisou as aplicações da informática ou da Quimio-informática como uma alternativa de ensino que pudesse auxiliar os professores e alunos no processo de Ensino e aprendizagem. Os temas tratados nessa pesquisa procurou também trazer a Quimio-informática como uma alternativa de ensino que pudesse auxiliar os professores a incorporar essa nova ferramenta a sua prática. Na tentativa de avançar. Essa tendência é mesclar ambientes presenciais com virtuais, um complementando o outro, promovendo o desenvolvimento de metodologias de trabalho e recursos mediadores. Os professores devem se inserir neste novo cenário educacional, a fim de poder propiciar uma maior interação com seus educandos. O mercado disponibiliza ferramentas computacionais, softwares de simulações os quais estão presentes cada vez mais no ambiente educacional. São múltiplas as funcionalidades deste recurso, por isso sua inserção no ambiente escolar para auxiliar o professor no processo de construção do conhecimento Químico com mais eficiência.

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Pós doutorando em Ensino de Química e divulgação Científica pela Universidade de São Paulo - USP, Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (Unicsul), com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Licenciado em Química e Pedagogia, Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais, Vasta experiência na área Química, ensino de química e ciências, aliando a experiência do mundo corporativo com o ambiente escolar. Professor de Química da rede pública e privada de Ensino no Estado de São Paulo.

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Silva, R. S. (2020). As aplicações da informática no ensino de química como alternativa para o ensino e aprendizagem. Revista Amor Mundi, 1(2), 43–56. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.31

Edição

Seção

Artigos