Um jogo didático para o ensino de equil´íbrio químico

Autores

  • Rafael Soares Silva Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.30

Resumo

Este trabalho trata da execução de uma proposta de um jogo didático para facilitar o entendimento do conceito de equilíbrio químico. Atualmente, a  abordagem  lúdica  no  ensino  de  química  por  meio  de  jogos  educacionais  vem sendo  muito  utilizada  como  ferramenta  pedagógica  no processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa (Lüdcke & Andre,1986), amparada pela proposta de experimentação de Giordan (1999), que evidenciou que a experimentação é uma das metodologias alternativas na busca pela contextualização do conteúdo. A atividade experimental foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado de São Paulo. Os resultados apontaram que a execução do jogo auxiliou no ensino e aprendizagem dos conceitos de equilíbrio químico. Durante a execução do jogo os alunos mostraram-se motivados, estimulando o caráter investigativo, a tomada de decisão e a aprendizagem colaborativa.

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Pós doutorando em Ensino de Química e divulgação Científica pela Universidade de São Paulo - USP, Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (Unicsul), com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Licenciado em Química e Pedagogia, Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais, Vasta experiência na área Química, ensino de química e ciências, aliando a experiência do mundo corporativo com o ambiente escolar. Professor de Química da rede pública e privada de Ensino no Estado de São Paulo.

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Silva, R. S. (2021). Um jogo didático para o ensino de equil´íbrio químico. Revista Amor Mundi, 2(1), 31–39. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.30

Edição

Seção

Artigos