PROJETOS INTERDISCIPLINARES DE GEOGRAFIA COM A COMUNIDADE: INTEGRANDO SABERES E REALIDADES LOCAIS

Autores

  • Rosilene Carneiro de Castro Bastos Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/am.v6i3.30

Resumo

O presente artigo analisa os fundamentos teóricos e pedagógicos da interdisciplinaridade no ensino de Geografia, destacando estratégias para articular conteúdos geográficos aos contextos comunitários e discutir a avaliação e a sustentabilidade de projetos voltados à formação cidadã. Argumenta-se que a integração entre saberes acadêmicos e saberes locais potencializa aprendizagens significativas, fortalece o vínculo entre escola e comunidade e contribui para o desenvolvimento de competências críticas e socioemocionais. São abordadas metodologias ativas, uso de recursos tecnológicos, valorização das narrativas locais e projetos interdisciplinares como meios de promover o protagonismo estudantil e o engajamento social. Além disso, enfatiza-se a importância de processos avaliativos participativos e do planejamento de estratégias que assegurem a continuidade das ações. Conclui-se que a articulação entre fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e gestão colaborativa é essencial para consolidar uma educação geográfica crítica, contextualizada e comprometida com a transformação social e o fortalecimento da cidadania.

Biografia do Autor

Rosilene Carneiro de Castro Bastos, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciada em Geografia. Professora Efetiva da Rede Estadual de Goiás.

Publicado

2025-12-03

Edição

Seção

Artigos