PROJETOS INTERDISCIPLINARES DE GEOGRAFIA COM A COMUNIDADE: INTEGRANDO SABERES E REALIDADES LOCAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/am.v6i3.30Resumo
O presente artigo analisa os fundamentos teóricos e pedagógicos da interdisciplinaridade no ensino de Geografia, destacando estratégias para articular conteúdos geográficos aos contextos comunitários e discutir a avaliação e a sustentabilidade de projetos voltados à formação cidadã. Argumenta-se que a integração entre saberes acadêmicos e saberes locais potencializa aprendizagens significativas, fortalece o vínculo entre escola e comunidade e contribui para o desenvolvimento de competências críticas e socioemocionais. São abordadas metodologias ativas, uso de recursos tecnológicos, valorização das narrativas locais e projetos interdisciplinares como meios de promover o protagonismo estudantil e o engajamento social. Além disso, enfatiza-se a importância de processos avaliativos participativos e do planejamento de estratégias que assegurem a continuidade das ações. Conclui-se que a articulação entre fundamentos teóricos, práticas pedagógicas e gestão colaborativa é essencial para consolidar uma educação geográfica crítica, contextualizada e comprometida com a transformação social e o fortalecimento da cidadania.

