Gêneros do discurso e gêneros textuais

da teoria à aplicação no ensino de linguagens na educação básica brasileira

Autores

  • Wallace Dantas Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.28

Resumo

Neste trabalho, busco destacar a importância dos gêneros para o ensino de língua materna, na medida em que realizo uma breve reflexão sobre as atuais exigências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, levando em consideração a atual situação da docência em Língua Portuguesa. Para isso, à luz de duas perspectivas teóricas (BAKHTIN, 2016; MARCUSCHI, 2002), será feito um levantamento a respeito do que se entende por gênero do discurso e gênero textual, principalmente. Objetivo, também, traçar um esquema das melhores possibilidades de trabalho, provenientes do contato com o gênero, das quais o professor pode se valer em sala de aula, tomando como parâmetro a Base Nacional Comum Curricular – BNCC do ensino médio.

Biografia do Autor

Wallace Dantas, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, PB, Brasil

Graduado em Letras (Língua Vernácula) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no Centro de Formação de Professores/CFP (2010). Pós-Graduado em Ensino de Português e Linguística/Especialização, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2015). Pós-Graduando em Linguagem e Ensino/Mestrado (Linguagem e Formação Docente), pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. 

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Dantas, W. (2020). Gêneros do discurso e gêneros textuais: da teoria à aplicação no ensino de linguagens na educação básica brasileira. Revista Amor Mundi, 1(2), 67–77. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.28

Edição

Seção

Artigos