De Vicente a Florestan: uma breve análise de uma trajetória escolar de sucesso

Autores

  • Patricia Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.24

Resumo

O presente artigo dedica-se a apresentar e a analisar, ainda que de forma breve, a trajetória do sociólogo brasileiro Florestan Fernandes. Essa análise está focada nos itinerários escolares e educacionais do sociólogo. O presente trabalho foi desenvolvido com os preceitos da pesquisa bibliográfica, analisando-se entrevistas, artigos e obras sobre o autor. A análise apoiou-se, ainda, no arcabouço teórico-epistemológico produzido por pesquisadores e estudiosos da Sociologia da Educação. Estima-se que este trabalho possa contribuir para aqueles que se dedicam a estudar trajetórias escolares bem-sucedidas, especialmente aquelas de indivíduos pertencentes às camadas populares.

Biografia do Autor

Patricia Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pedagoga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Silva, P. (2020). De Vicente a Florestan: uma breve análise de uma trajetória escolar de sucesso. Revista Amor Mundi, 1(2). https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.24

Edição

Seção

Artigos