INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTRATÉGIAS PARA INTEGRAR A FORMAÇÃO CIDADÃ AO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Rosilene Carneiro de Castro Bastos Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/am.v6i3.24

Resumo

O presente artigo discute a inovação pedagógica no ensino de Geografia, destacando estratégias que integram metodologias ativas, recursos tecnológicos e formação cidadã ao currículo escolar. Parte-se do entendimento de que a aprendizagem geográfica se torna mais significativa quando conectada às experiências socioculturais dos estudantes, favorecendo a compreensão crítica do espaço e das relações socioambientais. Analisa-se o potencial de ambientes virtuais, ferramentas de geoprocessamento e plataformas interativas, ressaltando a importância de sua utilização alinhada a objetivos pedagógicos claros e à mediação docente reflexiva. Evidencia-se, ainda, o papel dos projetos interdisciplinares como instrumentos para aproximar a escola do território e estimular a participação cidadã. Por fim, reconhecem-se os desafios para a efetivação dessas práticas, como desigualdade de acesso, resistências metodológicas e carência de políticas de formação. Conclui-se que a integração entre conhecimento científico e saberes populares é essencial para uma educação geográfica crítica, ética e transformadora.

Biografia do Autor

Rosilene Carneiro de Castro Bastos, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil

Licenciada em Geografia. e docente efetiva na Secretaria de Estado da Educação de Goiás. 

Publicado

2025-09-09

Edição

Seção

Artigos