NOVOS PARÂMETROS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL PÓS-PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Fabiana Rosa Almeida Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil

Palavras-chave:

Palavras-chave: métodos de alfabetização; desenvolvimento infantil; família.

Resumo

A pandemia de COVID-19 provocou mudanças profundas no cotidiano das crianças, impactando diretamente aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais do desenvolvimento infantil. Este artigo analisa os novos parâmetros que emergiram no contexto pós-pandêmico, com foco em fatores como o uso de tecnologias digitais, o retorno às interações presenciais, a saúde mental infantil e a adaptação dos ambientes educacionais. Com base em uma revisão bibliográfica e em dados recentes de instituições de saúde e educação, discutem-se as implicações dessas transformações para pais, educadores e formuladores de políticas públicas. Conclui-se que o desenvolvimento infantil no pós-pandemia requer uma abordagem mais integrada, interdisciplinar e sensível às desigualdades socioeconômicas ampliadas pela crise sanitária.

Publicado

2025-10-05

Edição

Seção

Artigos