O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE ENSINO: REFLEXÕES PARA COMPOR UM DIÁLOGO

Autores

  • Naiana Ortiz Boeno Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/am.v6i1.21

Resumo

Resumo: O presente artigo compartilha análises sobre o papel da avaliação no contexto educacional de ensino: reflexões para compor um diálogo. Objetiva compreender o papel da avaliação no contexto educacional de ensino . A avaliação no contexto educacional desempenha um papel crucial no processo de ensino e aprendizagem, pois vai além de medir o desempenho dos estudantes. Ela atua como uma ferramenta diagnóstica, formativa e somativa, contribuindo para identificar necessidades, monitorar progressos e ajustar práticas pedagógicas. Nesse sentido, a avaliação é essencial para garantir que os objetivos educacionais sejam alcançados de forma eficaz e equitativa, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Com base nesse panorama, a problemática é: qual o papel da avaliação no contexto educacional de ensino como reflexões para compor um diálogo? A metodologia de estudo é qualitativa de análise documental sob abordagem histórico-cultural. Estudo contextualizado à luz de Hoffmann (2011), Fernandes (2021), Wiggins, Grant; McTighe, Jay (2019).

Publicado

2025-06-04

Edição

Seção

Artigos