EDUCAÇÃO DIGITAL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS NO SÉCULO XXI

Autores

  • Alexsander Wilson Manzano Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/am.v6i1.16

Resumo

O artigo analisou o tema relacionado à integração de tecnologias digitais à educação, com ênfase nas metodologias colaborativas e nos desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo foi investigar como os recursos tecnológicos podem ser utilizados de forma eficiente para atender às demandas contemporâneas do século XXI. A pesquisa utilizou a metodologia bibliográfica que explicam esse método como a análise de produções científicas existentes, permitindo identificar lacunas, fortalecer discussões teóricas e propor novos caminhos. Exemplos práticos, como o uso da plataforma Geekie Lab, foram apresentados para ilustrar os benefícios proporcionados pelas ferramentas digitais, especialmente no aprendizado personalizado e no aumento do engajamento dos estudantes. Paralelamente, foram discutidos desafios como a falta de formação contínua dos professores, a inadequação da infraestrutura em muitas instituições de ensino e o risco do uso descontrolado das tecnologias, que pode prejudicar a concentração dos alunos. O estudo concluiu que a integração tecnológica no ensino requer planejamento pedagógico criterioso, capacitação docente constante e infraestrutura adequada para que seja realmente efetiva. Contudo, reforçou-se a necessidade de investigações futuras que abordem soluções para superar as dificuldades observadas, promovendo, assim, uma educação mais inclusiva, inovadora e alinhada às exigências do século XXI.

Biografia do Autor

Alexsander Wilson Manzano, Must University, Estados Unidos

Graduação: Ciências Contábeis. Especialização: Controladoria e Gestão Financeira. Mestrando: Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2025-01-30

Edição

Seção

Artigos