Mulheres e a violência de gênero no contexto sociocultural e laboral: referência à realidade de Roraima

Autores

  • Douglas Verbicaro Soares Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Alessandra Moura Pedrosa Santos Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Gabrielle Keller Sanches Pereira Faculdade Faci - Wyden, Belém, PA, Brasil
  • Danielly da Silva Oliveira Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.16

Resumo

O estudo tem por objetivo visibilizar a realidade das mulheres no âmbito laboral, social e coletivo, enfocando a questão da discriminação de gênero, influenciada por fatores histórico-culturais, políticos e religiosos transmitidos através dos séculos, por um modelo patriarcal de submissão feminina. A investigação abordará o tema da mulher destacando o fator humano, ou seja, as mulheres como agentes capazes de realizar qualquer tipo de atividade, não importando os róis de gênero e modelos de masculinidades ou feminidades. Nesse aspecto, considerando as mulheres como seres aptos a realizar, também, atividades tipicamente masculinizadas em um ideal de forte tradição conservadora de discriminação. Foi realizada investigação bibliográfica e documental como procedimento metodológico, utilizando-se a abordagem qualitativa e o método dedutivo. A pesquisa conta com uma investigação bibliográfica multidisciplinar, como a história, as ciências jurídicas, a biologia e etc. A presente pesquisa conclui pela existência de discriminações para as mulheres no Brasil, em especial no Estado de Roraima.

Biografia do Autor

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Doutor em Pasado y Presente de los Derechos Humanos e Mestre em Estudios Interdisciplinares de Género en la Especialidad Jurídica, ambos pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). Integra como pesquisador os grupos de pesquisas (CNPq): Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR); Consumo e Cidadania (UFPA); Consumo Responsável e Globalização Econômica (CESUPA). Atua como Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Direitos Humanos - NPJDH na Universidade Federal de Roraima, do Curso de Doutorado em Direito – Dinter UERJ/UFRR e, também, do Laboratório de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da UFRR. É professor do magistério superior no Curso de Direito

Alessandra Moura Pedrosa Santos , Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Graduanda em Direito da Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil. Integra o grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR).

Gabrielle Keller Sanches Pereira , Faculdade Faci - Wyden, Belém, PA, Brasil

Graduanda em Direito pela Faculdade Faci/WYDEN. Coordenadora Geral do Centro Acadêmico de Direito João Messias - CADJOM.

Danielly da Silva Oliveira , Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Graduanda em Direito da Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil. Integra o grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR).

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Verbicaro Soares, D., Santos , A. M. P. ., Sanches Pereira , G. K. ., & Oliveira , D. da S. . (2021). Mulheres e a violência de gênero no contexto sociocultural e laboral: referência à realidade de Roraima. Revista Amor Mundi, 2(1), 15–30. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.16

Edição

Seção

Artigos