GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA PÚBLICA PÓS-PANDEMIA

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMPO PRESENTE

Autores

  • Bruna Barboza Trasel Schonwald Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil
  • Merlin Ester Kommers Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil
  • Michele Santos de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil
  • Silvana Ribeiro Braz Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil
  • Silvia Ribeiro Braz Rech Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/am.v6i1.12

Resumo

O presente estudo evidencia o impacto da Pandemia na dinâmica escolar, demonstrando como os gestores pedagógicos tiveram que adaptar estratégias de ensino, promover a inclusão digital e oferecer suporte emocional a professores e alunos. A transição do ensino remoto para o ensino híbrido e, posteriormente, para o modelo presencial exigiu um processo contínuo de reavaliação das práticas educacionais e da gestão escolar. Enfatiza  o papel central do gestor pedagógico na mediação de conflitos, promoção da formação docente e análise do desempenho acadêmico, elementos fundamentais para reconstruir o ambiente escolar diante das adversidades pós-pandemia. Argumenta que a pandemia acelerou a necessidade de atualização profissional e desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas, reforçando a importância de investimentos em capacitação. São apresentadas perspectivas futuras para a gestão  pedagógica nas escolas públicas, ressaltando lições aprendidas durante a pandemia, como a importância da resiliência, colaboração e adaptação às mudanças. Conclui-se  que a gestão  pedagógica desempenha um papel essencial na reformulação das práticas educacionais, garantindo um ensino mais democrático, inovador e inclusivo no cenário pós-pandemia.

Biografia do Autor

Bruna Barboza Trasel Schonwald, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

Mestra e Doutoranda em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Licenciada em Pedagogia. Professora da Rede  Municipal de Ijuí, atuando como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil na Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi.

Merlin Ester Kommers, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

Licenciada em Pedagogia. Pós-graduada em Gestão Escolar. Professora da Rede  Municipal de Ijuí, atuando como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi.

Michele Santos de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

Licenciada em Pedagogia. Especializada em Direção, Supervisão e Coordenação Escolar. Professora da Rede  Municipal de Ijuí, atuando como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi.

Silvana Ribeiro Braz, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

Licenciada em Pedagogia. Pós-graduada em Anos Iniciais. Professora da Rede  Municipal de Ijuí, atuando como Vice-diretora na  Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi.

Silvia Ribeiro Braz Rech, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

Licenciada em Pedagogia. Pós-graduada em Gestão e Organização de Escola. Professora da Rede  Municipal de Ijuí, atuando como Vice-diretora na Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi.

Publicado

2025-05-24

Edição

Seção

Artigos