A psicanálise da alfabetização: uma abordagem à luz da leitura

Autores

  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.12

Resumo

 O presente artigo envolve a prática da leitura e a utilização de estratégia e habilidades, educativas na construção do processo de ensino e alfabetização. Com base na psicanálise da Alfabetização serão abordados em alguns capítulos certos elementos que caracterizam os diversos tipos de leitura, e habilidades que estão sendo criados para facilitar o trabalho com a aprendizagem  das crianças no decorrer das etapas do ensino básico. As atividades com  leituras  devem  estar sempre presentes no cotidiano escolar. Tendo como objetivos do artigo analisar e compreender a importância da leitura e de se aplicar os seus tipos nas atividades lúdicas na Educação Infantil.  Abordar a importância da leitura para o sucesso escolar, promovendo momentos agradáveis que  sejam capazes de desenvolver diversas formas de linguagens e ensinamentos através da leitura na busca de caminhos para que as dificuldades de interpretação sejam superadas. Demonstrar as mudanças atingidas pelos alunos nesse processo é uma das metas que todo educador pretende alcançar para que no futuro possamos ter um cidadão crítico com competência e qualificação. As situações que promovem o habito da leitura devem ser criadas pelos professores, visando estimular à aprendizagem, estimulando à criança a socialização. Para que isso aconteça, os educadores deverão entender a escola como um ambiente que além de produzir conhecimento, deve proporcionar prazer  no momento da leitura. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com embasamento na psicanálise da alfabetização.

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil

Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências Student Membership International Society for Telemedicine and eHealth -EUA e Membro da ABTms - Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde. 

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Pestana dos Santos, D. M. A. de A. (2020). A psicanálise da alfabetização: uma abordagem à luz da leitura. Revista Amor Mundi, 1(2), 57–65. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.12

Edição

Seção

Artigos