Índice de contaminação por parasitas intestinais em alfaces (Lactuca sativa)

Autores

  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.11

Resumo

As parasitoses intestinais estão distribuídas mundialmente e representam um sério problema de saúde pública, podendo o consumo de alface (Lactuca sativa) ser um importante veículo para o parasitismo, por conter na maioria das vezes ovos ou larvas de parasitos agregados nessa hortaliça. Este trabalho teve como objetivo verificar acerca da contaminação de alface (Lactuca sativa), descritos na literatura, determinando os parasitos mais predominantes na contaminação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio da identificação de fontes secundárias, indexadas nas bases de dados Scientific Library Online (SCIELO) e dados disponíveis na literatura. Os resultados obtidos expõem uma significativa incidência de contaminação das alfaces por parasitos em suas diferentes formas, contradizendo os padrões elaborados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Faz-se necessário, a realização de novos estudos pela comunidade científica a fim de alertar a população sobre a problemática levantada, bem como, a exposição deste trabalho para a divulgação dos resultados obtidos na pesquisa, mobilizando os consumidores quanto a adoção das medidas profiláticas.

 

 

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil

Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências Student Membership International Society for Telemedicine and eHealth -EUA e Membro da ABTms - Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde. 

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Pestana dos Santos, D. M. A. de A. (2020). Índice de contaminação por parasitas intestinais em alfaces (Lactuca sativa). Revista Amor Mundi, 1(1), 91–99. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.11

Edição

Seção

Artigos