TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA: IMPACTOS NA GRAMÁTICA, ESCRITA E ORALIDADE NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Eleuza Rodrigues da Rocha Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Katia Silvia de Castro Montes Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Eliete Luiza Montes Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Ivanilda Maria de Assunção Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Kelly Alves Pinheiro Araújo Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/am.v6i1.11

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre os impactos das tecnologias digitais na formação linguística de estudantes do Ensino Médio, com foco em três dimensões centrais: gramática, escrita e oralidade. No contexto contemporâneo, a linguagem circula por múltiplos ambientes digitais, exigindo da escola uma revisão de suas práticas pedagógicas e uma ampliação do olhar sobre o ensino da língua portuguesa. A gramática, muitas vezes ensinada de forma descontextualizada, pode ser reconfigurada por meio de ferramentas tecnológicas que possibilitam sua análise em situações reais de uso da linguagem. A escrita, por sua vez, ultrapassa os limites da norma culta tradicional ao se expandir em ambientes digitais como redes sociais, blogs, fóruns e aplicativos, nos quais os estudantes mobilizam diferentes registros e estilos textuais. Já a oralidade, marcada pela presença da multimodalidade, se expressa em formatos como vídeos, áudios e podcasts, desafiando a escola a desenvolver práticas que contemplem essas novas formas de comunicação. A partir de uma abordagem teórica e analítica, o estudo discute como integrar esses elementos ao currículo de forma crítica e criativa, promovendo o letramento digital, a autonomia comunicativa e a valorização das experiências linguísticas dos alunos. Conclui-se que a escola precisa assumir o compromisso de formar sujeitos capazes de transitar entre diferentes linguagens, reconhecendo as tecnologias como aliadas na construção de uma educação mais significativa, inclusiva e alinhada às demandas da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Eleuza Rodrigues da Rocha, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciada em Letras Português/ Inglês e Respectivas Literaturas e pós-graduada em Processo do Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa.

Katia Silvia de Castro Montes, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciada em Letras. Mestranda em Ciências da Educação (Unades).

Eliete Luiza Montes, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciada em Letras. Mestranda em Ciências da Educação (Unades).

Ivanilda Maria de Assunção, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciada em Letras. Pós-graduação em Métodos e Técnicas.

Kelly Alves Pinheiro Araújo, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciada em Letras e Pós-graduação em Planejamento.

Publicado

2025-05-24

Edição

Seção

Artigos