História da Educação Superior: aspectos da formação de professores/as

Autores

  • Enos dos Reis Maria Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Mato Grosso, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.55

Resumo

Este é resultado de pesquisa bibliográfica para conhecimento da história da educação no Brasil especialmente no que tange a formação de professores. Realizamos uma busca na legislação brasileira no período republicano, para compreender o destaque dado a formação de professores no Brasil. Embora tenhamos discorrido de forma muito breve sobre o surgimento da universidade no mundo e no Brasil foi mesmo a questão da formação de professores que ocupou atenção especial neste trabalho. Isso ocorreu de forma intencional em razão do atual momento que estamos atravessando, momento em que a sociedade tem buscado cada vez mais as instituições de ensino superior em busca de formação nesse nível. A educação superior é um nível educacional cujo uma parcela muito pequena da sociedade tem tido acesso, o IBGE através do censo de 2010 constatou que apenas 11,3% da população adulta tinha formação em nível superior. Neste sentido acreditamos ser de grande relevância buscar a compreensão de como tem ocorrido a formação superior nos últimos anos e como tem ocorrido a formação de professores, buscamos essas respostas nas legislações e bibliografias consultadas. A pouco mais de seis anos a sociedade civil organizada, os poderes constituídos junto da comunidade escolar atuaram na construção do Plano Nacional de Educação, buscamos também entender como foi tratado a formação de professores neste documento.

Biografia do Autor

Enos dos Reis Maria, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Mato Grosso, MT, Brasil

Especialista em Docência no Ensino Superior e Educação Especial e Inclusiva, graduado em pedagogia. Professor efetivo na rede Estadual de Educação de Mato Grosso, também pertencente ao quadro de profissionais efetivos da rede Municipal de Ensino de porto dos Gaúchos, lotado nas escolas “José Alves Bezerra” e “Gustavo Adolfo Wilke” Atualmente exercendo o segundo mandato de vereador em Porto dos Gaúchos MT (2021-2024). 

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Reis Maria, E. dos. (2021). História da Educação Superior: aspectos da formação de professores/as. Revista Amor Mundi, 2(1), 71–81. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.55

Edição

Seção

Artigos