História da Educação Superior: aspectos da formação de professores/as
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.55Resumo
Este é resultado de pesquisa bibliográfica para conhecimento da história da educação no Brasil especialmente no que tange a formação de professores. Realizamos uma busca na legislação brasileira no período republicano, para compreender o destaque dado a formação de professores no Brasil. Embora tenhamos discorrido de forma muito breve sobre o surgimento da universidade no mundo e no Brasil foi mesmo a questão da formação de professores que ocupou atenção especial neste trabalho. Isso ocorreu de forma intencional em razão do atual momento que estamos atravessando, momento em que a sociedade tem buscado cada vez mais as instituições de ensino superior em busca de formação nesse nível. A educação superior é um nível educacional cujo uma parcela muito pequena da sociedade tem tido acesso, o IBGE através do censo de 2010 constatou que apenas 11,3% da população adulta tinha formação em nível superior. Neste sentido acreditamos ser de grande relevância buscar a compreensão de como tem ocorrido a formação superior nos últimos anos e como tem ocorrido a formação de professores, buscamos essas respostas nas legislações e bibliografias consultadas. A pouco mais de seis anos a sociedade civil organizada, os poderes constituídos junto da comunidade escolar atuaram na construção do Plano Nacional de Educação, buscamos também entender como foi tratado a formação de professores neste documento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Enos dos Reis Maria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.