Compreender e ensinar na perspectiva de Terezinha Rios

pensando o mundo contemporâneo

Autores

  • Marli Pardo Legemann Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil
  • Mara Elaine de Lima Elias Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil
  • Luthiane Miszak Valença de Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i3.44

Resumo

Este texto pretende apresentar uma resenha do livro intitulado Compreender e Ensinar - Por uma docência da melhor qualidade, da autora Terezinha Azerêdo Rios. O prefácio foi escrito por Selma Garrido Pimenta. Na introdução do livro, Rios procura fazer uma interlocução com todos aqueles que têm interesse na desafiadora tarefa de ser professor nesse mundo contemporâneo. Além disso, ela faz, uma articulação, entre a Filosofia e a Didática. Para tanto, ela divide seu livro em cinco capítulos. Rios descreve que seu livro tem o propósito de explorar conceitos sobre as competências do educador, bem como articular a investigação de fundamentos teórico-epistemológicos à vivência de situações concretas, retornando ao tema da competência articulada com a qualidade na educação, mas não a qualidade advinda da concepção neoliberal. O livro é de fácil e prazerosa leitura, e poderá contribuir para todos os profissionais que se interessam pelas questões educacionais, mais especificamente pelas práticas educativas que ocorrem no cotidiano das escolas.

Biografia do Autor

Marli Pardo Legemann Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - São Leopoldo/RS. Integra o grupo de pesquisa Práticas Curriculares de Escrita e Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e os Modos de Subjetivação. Mestre em Educação: Mestrado Profissional em Educação - UNIPAMPA - Jaguarão/RS. Possui graduação em Pedagogia: Magistério e Orientação Educacional pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é professora substituta no curso de Licenciatura em Computação, com as disciplinas de Didática, Seminário de Prática Docente e Supervisão de Estágios, no Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul - Câmpus Pelotas, RS. Tem experiência como docente dos anos iniciais e na área de orientação educacional no contexto de ensino básico, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mara Elaine de Lima Elias, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - São Leopoldo/RS. Integra o grupo de pesquisa Práticas Curriculares de escrita e leitura e modos de subjetivação; Mestrado em Política Social (UCPEL-2013); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Portal Faculdades-2009); Especialização em Educação Especial (UCPEL-1992); Possui Graduação em Pedagogia-Habilitação Magistério (Didática,Psicologia da Educação,Estrutura) e Orientação Educacional (UCPEL-1986). Tem experiência como docente dos anos iniciais e na área de Orientação Educacional no contexto da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Normal e EJA.

Luthiane Miszak Valença de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos- Unisinos (Bolsista Capes- Proex). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS Campus Chapecó (2016). Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS Campus Cerro Largo (2014). Licenciada em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI Campus Santo Ângelo (2012). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas( GEPCEM/ Unisinos), do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças- GIPEDI (Unisinos) e do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (UFFS) . Atualmente é Coordenadora e docente no Curso de Pedagogia na Faculdade Santo Ângelo (FASA), na Rede Estadual e Municipal de Ensino, no município de Santo Ângelo/RS, regente no componente curricular de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atuou como docente nas diferentes etapas da Educação Básica, desde a Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico (Formação de professores) e como Coordenadora Pedagógica.

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Oliveira, M. P. L., Elias, M. E. de L., & Oliveira, L. M. V. de. (2020). Compreender e ensinar na perspectiva de Terezinha Rios: pensando o mundo contemporâneo. Revista Amor Mundi, 1(3), 111–118. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i3.44

Edição

Seção

Artigos