Novos contextos pedem novas posturas

a avaliação em tempos de pandemia

Autores

  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil
  • Alexandre Dijan Coqui Universidade Aberta do Brasil, Bahia, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.36

Resumo

Este artigo foi constituído a partir da reflexão sobre o que seria as ruínas de um processo avaliativo decadente e ultrapassado. Vivemos em um novo momento educacional, o uso das tecnologias de informação e comunicação são estruturas que ampliam o universo do conhecimento e são renovadas a cada segundo. O novo contexto educacional já reclamava por novas posturas avaliativas, no entanto, o novo cenário agravado pelo afastamento social e o novo formato de aula durante a pandemia causada pelo COVID-19, surgiram como um ponto que encerra um modelo obsoleto e inicia uma nova jornada pedagógica. Contudo, há necessidade de conhecer o que realmente significa avaliação. Este texto resgata publicações antigas para provar que já temos um norte como referência, o que nos falta é atentarmos para os diversos trabalhos já publicados e perceber que precisamos mudar. A partir do que se vive na atualidade é inegável pensar que novas medidas no processo avaliativo já eram discutidas, faltava-nos ouvir e admiti-las diante das boas práticas em educação.

 

Palavras-chave: Avaliação. educação. Pandemia.

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade Ibirapuera, São Paulo, SP, Brasil

Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências Student Membership International Society for Telemedicine and eHealth -EUA e Membro da ABTms - Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde. 

Alexandre Dijan Coqui, Universidade Aberta do Brasil, Bahia, BA, Brasil

Secretário Municipal de Educação do Município de Jacaraci – Ba e Coordenador de Polo UAB. É Professor formado em Pedagogia e Letras. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Ciências da Linguagem com ênfase em EaD pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Pestana dos Santos, D. M. A. de A., & Dijan Coqui, A. (2021). Novos contextos pedem novas posturas: a avaliação em tempos de pandemia. Revista Amor Mundi, 2(1), 41–49. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.36

Edição

Seção

Artigos