O Braille nas aulas de educação física: uma breve reflexão a partir do curta metragem “as cores das flores”
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i3.35Resumo
Este artigo trata da importância do Braille no campo da Educação Física, em especial, na Escola Municipal Renato Viana, com duas alunas do 7º Ano de baixa visão, correspondente ao fundamental II, no município de Anagé, Bahia. Dessa maneira, proponho como objetivo geral: analisar como está sendo utilizada a Língua Brasileira de Sinais (Braille) na Rede Regular de Ensino, da Escola de ensino fundamental II, no município de Anagé – Bahia. Nesse contexto, ainda apresento um relato de uma professora cega, funcionária da ACIDE (Associação Conquistense de Integração do Deficiente), na cidade de Vitória da Conquista, Bahia, a qual me faz colocar em cena o seu relato de vida, dando inspiração à seção: “Vivendo num Mundo sem Luz”. Assim, ofereço a história contida no curta-metragem “As Cores das Flores” como um Operador Cognitivo, à luz de Edgar Morin (2000),o que me levou à compreensão da condição humana no processo ensino e aprendizagem, bem como as experiências da prática docente que acredito contribuírem para a melhoria do ensino de braile nas aulas de Educação Física do referido município. A pesquisa seguiu metodologia de abordagem qualitativa com as seguintes etapas: A) Período Exploratório B) Investigação Focalizada; C) Análise Final D) Elaboração de uma sequência didática sugerida aos docentes como atividades de Educação Física que venham contemplar a inclusão visual em sua condição humana. Nesse caminho, construí uma sequência didática, como sugestão, para ser trabalhada nas aulas de Educação Física que levou em conta os diversos sentimentos e linguagens, em paralelo com essa ferramenta tecnológica e didática de fácil acesso a fim de contribuir verdadeiramente com a inclusão.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Inclusão; Operador Cognitivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rivaldo Vicente da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.