INVESTIGAÇÃO DAS CORES E DA NATUREZA: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Fabiana Dieli Cassol Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.
  • Francieli Andreatta Brudna Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/am.v6i2.22

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões sobre vivências pedagógicas na Educação Infantil, desenvolvidas por uma acadêmica do curso de Pedagogia/PARFOR da Unijuí durante seu estágio em uma escola municipal urbana de Ijuí, RS. Com base nos documentos orientadores como a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Municipal, destaca-se a criança como sujeito de direitos, ativa, curiosa e protagonista no processo de aprendizagem. As atividades foram planejadas a partir das observações das crianças da turma do Pré I (4 a 5 anos), considerando seus interesses pelas cores e a natureza. As experiências envolveram a exploração sensorial e lúdica de elementos naturais, como na produção de gelatinas, massinha de modelar e tintas naturais com urucum, terra, café, beterraba, entre outros. Também foram realizadas vivências como a contação da história O Monstro das Cores de Anna Llenas, visita ao Bosque dos Capuchinhos e apreciação de obras de arte de Carlos Vergara. Essas práticas buscaram garantir os seis direitos de aprendizagem previstos na BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. As experiências reforçaram a importância do brincar, da investigação e da escuta sensível do educador, promovendo o desenvolvimento integral da criança e fortalecendo vínculos afetivos, sociais e com o meio ambiente. Com base em autores como Guimarães, Malaguzzi e Fochi, o estudo defende uma pedagogia da escuta, da autoria e da natureza, valorizando o protagonismo infantil, o uso das múltiplas linguagens e o contato direto com o mundo natural como caminhos para uma aprendizagem significativa e transformadora.

Biografia do Autor

Fabiana Dieli Cassol, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Graduada em Pedagogia e especialista em coordenação pedagógica e em orientação educacional.

Francieli Andreatta Brudna, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia Institucional e em Gestão Escolar.

Publicado

2025-06-18

Edição

Seção

Artigos