A democracia e o pensar humano: reflexões pedagógico-educacionais em Amartya Sen e Hannah Arendt

Autores

  • Claudeonor Antônio de Vargas Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Brasil
  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.22

Resumo

O presente ensaio contém um recorte pontual das elaborações teóricas de dois autores situados em âmbitos distintos. Amartya Sen desenvolve suas reflexões a partir da Economia e expressa os ensinamentos imbricados com a democracia e seu potencial interno de constituição e estruturação das relações entre a singularidade e a pluralidade, entre o eu e o nós. Hannah Arendt mostra o seu potencial intelectual com base na Filosofia e contempla as características e a necessidade do pensar por si mesmo na relação direta com a formação pedagógico-educacional a partir de sua visão de atuação docente que envolve situar o sujeito singular entre outros. À parte final do ensaio compete problematizar as profundas imbricações e possibilidades relacionadas a um sistema de governo democrático com a ideia de formação de um sujeito capaz de, a partir de si mesmo, apreender a realidade e intervir na mesma.

Biografia do Autor

Claudeonor Antônio de Vargas, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí). 

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Vargas, C. A. de, & Schütz, J. A. (2020). A democracia e o pensar humano: reflexões pedagógico-educacionais em Amartya Sen e Hannah Arendt. Revista Amor Mundi, 1(2), 7–16. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.22

Edição

Seção

Artigos