A democracia e o pensar humano: reflexões pedagógico-educacionais em Amartya Sen e Hannah Arendt
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i2.22Resumo
O presente ensaio contém um recorte pontual das elaborações teóricas de dois autores situados em âmbitos distintos. Amartya Sen desenvolve suas reflexões a partir da Economia e expressa os ensinamentos imbricados com a democracia e seu potencial interno de constituição e estruturação das relações entre a singularidade e a pluralidade, entre o eu e o nós. Hannah Arendt mostra o seu potencial intelectual com base na Filosofia e contempla as características e a necessidade do pensar por si mesmo na relação direta com a formação pedagógico-educacional a partir de sua visão de atuação docente que envolve situar o sujeito singular entre outros. À parte final do ensaio compete problematizar as profundas imbricações e possibilidades relacionadas a um sistema de governo democrático com a ideia de formação de um sujeito capaz de, a partir de si mesmo, apreender a realidade e intervir na mesma.
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Copyright (c) 2021 Claudeonor Antônio de Vargas, Jenerton Arlan Schütz
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