Dislexia: um estudo de caso com possibilidades de intervenção pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.19Resumo
A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem muito presente no ambiente escolar e tema de recorrentes discussões que pode ser diagnosticada tanto na infância quanto na vida adulta. O presente artigo é oriundo de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que se inicia com um estudo teórico descrevendo posteriormente um estudo de caso. Ele tem como objetivo entender e analisar possíveis estratégias para ajudar um aluno disléxico, demonstrando aos educadores diferentes métodos para compreender suas capacidades e necessidades, chegando assim a uma definição de dislexia, suas causas e quais sinais são demonstrados pelo educando que podem ajudar a diagnosticar o transtorno. Observando que a dislexia é um distúrbio de aprendizagem e não uma doença e se diagnosticada no início os resultados de possíveis intervenções podem obter mais sucesso, ou seja, o indivíduo vai melhorar o processo de ensino e aprendizagem mais facilmente, concluímos que se faz necessário o apoio da família em conjunto com a escola que deve orientar seus profissionais a desenvolver metodologias de ensino que possibilitem maior desenvolvimento do aluno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marco Antônio Franco do Amaral, Sabrina Moura, Fernanda Fátima Mendes Mendonça, Géssica Alves de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.