Dislexia: um estudo de caso com possibilidades de intervenção pedagógica

Autores

  • Marco Antônio Franco do Amaral Instituto Federal do Triângulo Mineiro, MG, Brasil
  • Sabrina Moura Instituto Federal Goiano, GO, Brasil
  • Fernanda Fátima Mendes Mendonça Instituto Federal Goiano, GO, Brasil
  • Géssica Alves de Sousa Instituto Federal Goiano, GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.19

Resumo

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem muito presente no ambiente escolar e tema de recorrentes discussões que pode ser diagnosticada tanto na infância quanto na vida adulta. O presente artigo é oriundo de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que se inicia com um estudo teórico descrevendo posteriormente um estudo de caso. Ele tem como objetivo entender e analisar possíveis estratégias para ajudar um aluno disléxico, demonstrando aos educadores diferentes métodos para compreender suas capacidades e necessidades, chegando assim a uma definição de dislexia, suas causas e quais sinais são demonstrados pelo educando que podem ajudar a diagnosticar o transtorno. Observando que a dislexia é um distúrbio de aprendizagem e não uma doença e se diagnosticada no início os resultados de possíveis intervenções podem obter mais sucesso, ou seja, o indivíduo vai melhorar o processo de ensino e aprendizagem mais facilmente, concluímos que se faz necessário o apoio da família em conjunto com a escola que deve orientar seus profissionais a desenvolver metodologias de ensino que possibilitem maior desenvolvimento do aluno. 

 

Biografia do Autor

Marco Antônio Franco do Amaral, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, MG, Brasil

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, licenciatura em Matemática pela Universidade de Uberaba.

Sabrina Moura, Instituto Federal Goiano, GO, Brasil

Graduanda em Pedagogia pelo Instituto Federal Goiano.

Fernanda Fátima Mendes Mendonça, Instituto Federal Goiano, GO, Brasil

Graduanda em Pedagogia pelo Instituto Federal Goiano.

Géssica Alves de Sousa, Instituto Federal Goiano, GO, Brasil

Graduanda em Pedagogia pelo Instituto Federal Goiano.

Publicado

2021-01-31

Como Citar

Amaral, M. A. F. do ., Silva Moura, S. ., Mendonça, F. F. M., & Sousa, G. A. de. (2021). Dislexia: um estudo de caso com possibilidades de intervenção pedagógica. Revista Amor Mundi, 2(1), 7–14. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i1.19

Edição

Seção

Artigos