NARRATIVAS PEDAGÓGICAS CONSTRUÍDAS NO PERCURSO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/am.v6i2.19Resumo
O presente artigo tem como tema a explanação e reflexão sobre o percurso de formação continuada para docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I ofertado pela Secretaria Municipal de Educação de Ijuí/RS. Buscamos pensar e discorrer sobre estudos contemporâneos que embasam os fazeres e os saberes, através de encontros permeados pela escuta, troca de experiências, prática educativa, reflexão e diálogo, o que consideramos imprescindíveis nesse percurso formativo, almejando uma construção coletiva da melhor forma de mediar a docência. A organização da formação continuada se dá através de estudos teóricos, seminários, palestras, construções e práticas de ensino e aprendizagem, norteados sempre, a partir dos documentos orientadores e mandatórios da Educação Básica. Partimos do pressuposto de que os desafios do cotidiano escolar ensejam por práticas que busquem nas vivências sociais, recursos que qualifiquem o planejamento em prol do protagonismo das crianças e adolescentes, assim como o protagonismo docente. Nesse sentido, entendemos que não há fórmulas ou receitas únicas que se encaixam nos contextos educativos, porém estamos certas de que a formação continuada nas perspectivas retratadas neste artigo, qualificam e tonificam as chances de sucesso do docente. Advogamos por uma educação pública que seja de qualidade, que respeite e potencialize os saberes e as aprendizagens das crianças e adolescentes, e para que isso aconteça é imprescindível que se reflita constantemente sobre os fazeres pedagógicos do cotidiano.