INOVAÇÃO EDUCACIONAL NA ERA DIGITAL: TRANSFORMANDO O ENSINO COM MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Alexsander Wilson Manzano Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/am.v6i2.17

Resumo

Este artigo abordou a integração de mídias digitais e inteligência artificial no ambiente educacional, enfatizando a relevância dessas tecnologias para a modernização dos processos de ensino e para a personalização do aprendizado. O estudo teve como objetivo investigar as implicações do uso das mídias digitais na personalização do ensino e identificar os desafios e oportunidades decorrentes dessa integração para um ensino mais adaptável às demandas contemporâneas. A pesquisa utilizou a técnica de pesquisa bibliográfica, que consistiu na análise de fontes especializadas para fundamentar teoricamente a investigação, conforme orientado por Amaral (2007), permitindo a articulação dos conceitos teóricos com evidências práticas e estudos de caso. Durante o desenvolvimento, identificaram-se os desafios e as oportunidades decorrentes da implementação de mídias digitais e de inteligência artificial, demonstrando a importância do planejamento estratégico e da seleção criteriosa dos recursos tecnológicos. O artigo discutiu, em suas seções, os fundamentos teóricos das mídias digitais, apresentou exemplos de sua aplicação em salas de aula, como o estudo de caso da Lakeside School, e evidenciou os benefícios do uso de sistemas adaptativos para a personalização do ensino e o monitoramento do desempenho estudantil. Concluiu-se que a adoção de estratégias inovadoras contribuiu significativamente para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem e para a formação integral dos alunos, ressaltando a necessidade de investigações futuras para o contínuo aprimoramento dos modelos pedagógicos.

Biografia do Autor

Alexsander Wilson Manzano, Must University, Estados Unidos

Graduação: Ciências Contábeis. Especialização: Controladoria e Gestão Financeira. Mestrando: Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University

Publicado

2025-02-28

Edição

Seção

Artigos