O QUE OS BEBÊS FAZEM NA COZINHA?
NOVAS EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/am.v6i2.15Palavras-chave:
Educação Infantil, Bebês, Experiências ContextoResumo
Resumo
Na escola de educação infantil a criança vive uma jornada de tempo considerável. Nesse contexto muitas experiências são vividas e experimentadas por elas. Na escola Municipal Infantil Solange Ana Copetti, as crianças da turma do berçário IIB, vivenciaram propostas culinárias atraentes e enriquecedoras em suas aprendizagens. A pesquisa surge a partir do olhar da educadora e as pesquisas e investigações aconteceram por 1 mês. Na escola, quando estão no refeitório, algumas crianças se interessam em ir até a cozinha da escola, também interagem por bastante tempo no contexto de cozinha disposto na sala referência, apresentando repertórios e ações de rotinas diárias do ambiente da casa, especialmente, desse espaço, a cozinha. A criança aprende o mundo a partir do ambiente. As experiências vividas com inteireza pelos bebês, experimentadas como algo inaugural, permite a eles descobrirem a cada novo acontecimento o mundo que o cerca, e são amplas as possibilidades de aprendizagens nessa temática. Assim as observações trazem as conquistas pelas crianças nos diferentes campos de experiências, enfatizando as sensações, emoções, motricidade, faz de conta, ampliação do repertório da oralidade, autonomia, sensibilidade, higiene, interação e socialização. Brincar de fazer comida, preparar as receitas, escolher os ingredientes e utensílios utilizados é capaz de contemplar vários aspectos dos campos de experiências para o desenvolvimento infantil. Além do contexto disposto na sala da turma do Berçário IIB, as vivências planejadas na cozinha são significativas diante da criança protagonista de suas aprendizagens e do ambiente como terceiro educador.
Abstract
At preschool, the child experiences a considerable journey of time. In this context, many experiences are lived and experienced by them. At the Solange Ana Copetti Municipal Children's School, the children in the IIB nursery class experienced attractive and enriching culinary proposals in their learning. The research arises from the educator's perspective and the research and investigations took place for 1 month. At school, when they are in the cafeteria, some children are interested in going to the school kitchen, they also interact for a long time in the kitchen context arranged in the reference room, presenting repertoires and actions from daily routines in the home environment, especially in this space. , the kitchen. The child learns the world from the environment. The experiences lived completely by babies, experienced as something inaugural, allow them to discover the world around them with each new event, and the possibilities for learning on this topic are wide. Thus, observations reveal children's achievements in different fields of experience, emphasizing sensations, emotions, motor skills, pretend play, expansion of the oral repertoire, autonomy, sensitivity, hygiene, interaction and socialization. Playing with making food, preparing recipes, choosing the ingredients and utensils used can cover various aspects of the fields of experience for child development. In addition to the context set out in the IIB nursery class room, the experiences planned in the kitchen are significant in terms of the child who is the protagonist of their learning and the environment as a third educator.