O papel da mídia-educação numa escola de ensino fundamental

Autores

  • Alexandre Passos Bitencourt Universidade Federal de São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.15

Resumo

Este texto tem como objetivo descrever como uma escola de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Ensino da cidade de São Paulo implementou em seu currículo a área de mídia-educação para as turmas do 6° ao 9° ano. Como ela se encontra organizada estruturalmente, e qual o seu papel na promoção de ensino-aprendizagem dos estudantes. Também faz parte da análise deste texto, descrever-se o olhar de estagiárias do curso de Letras da USP, que escolheram a área de mídia-educação para fazerem o estágio e acompanharam os professores da área no segundo semestre de 2020, através das plataformas que a escola adotou como ensino remoto, devido a pandemia causada pela Covid-19. Adotou-se, para tal, princípios da mídia-educação, presentes em Beloni (2009), Bévort e Belloni (2009) e Buckingham (2010; 2012; 2019). Os resultados apontam que a opção da escola de incluir em seu currículo a área de mídia-educação foi relevante, visto que ela dialoga com as tecnologias e mídias digitais utilizadas pelos estudantes, pode, inclusive, ser uma ponte na discussão do papel da escola hoje.

Biografia do Autor

Alexandre Passos Bitencourt, Universidade Federal de São Paulo, SP, Brasil

Mestre em Letras (Estudos Linguísticos: linguagens em novos contextos) pela Universidade Federal de São Paulo; licenciado em Letras português/inglês pela Universidade Camilo Castelo Branco (2008); licenciado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2015). Professor efetivo na Prefeitura do Município de São Paulo, SME/SP, Brasil.

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Passos Bitencourt, A. (2020). O papel da mídia-educação numa escola de ensino fundamental. Revista Amor Mundi, 1(1), 109–120. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.15

Edição

Seção

Artigos