METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ABORDAGENS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Allysson Barbosa Fernandes Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Juliane da Silva Conceição Leal Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil
  • Gláucia Regina Amorim Gervásio Faculdade Memorial dos lmigrantes, Venda Nova do Imigrante, ES, Brasil
  • Sérgio Henrique Gonçalves do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Rosana de Jesus dos Santos Picanço Faculdade de Tecnologia Apoena, Fortaleza, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.491

Resumo

Este trabalho explorou o papel fundamental das estratégias de metodologias ativas no ensino superior à distância, destacando seu impacto na promoção de um ambiente educacional mais dinâmico e engajador. Tendo como objetivo geral analisar o impacto das metodologias ativas no ensino superior à distância, focando no engajamento dos alunos e no aprimoramento do processo de aprendizagem. pesquisa exploratória, qualitativa e documental, que envolveu uma revisão bibliográfica a partir de buscas na internet por meio das plataformas Google Acadêmico e SciELO. As metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida, foram discutidas em relação ao uso de plataformas como o Google Meet e o Moodle. As vantagens das metodologias ativas incluem o aumento do engajamento dos alunos, o desenvolvimento de habilidades essenciais e a promoção de uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. No entanto, o trabalho também identificou desafios, como a necessidade de preparação dos professores, o acesso a recursos tecnológicos adequados e a adaptação dos alunos a novos métodos de aprendizagem. Apesar dos obstáculos, a implementação eficaz de metodologias ativas em ambientes de ensino à distância oferece uma oportunidade valiosa para transformar a educação superior, capacitando os alunos a se tornarem participantes ativos no processo de aprendizagem, preparando-os para os desafios do mundo atual e futuro.

Biografia do Autor

Allysson Barbosa Fernandes, Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo.

Juliane da Silva Conceição Leal, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins.

Gláucia Regina Amorim Gervásio, Faculdade Memorial dos lmigrantes, Venda Nova do Imigrante, ES, Brasil

Especialista em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Memorial dos lmigrantes.

Sérgio Henrique Gonçalves do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University.

Rosana de Jesus dos Santos Picanço, Faculdade de Tecnologia Apoena, Fortaleza, CE, Brasil

Especialista em Gestão Escolar - Administração, Supervisão e Orientação pela Faculdade de Tecnologia Apoena.

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Fernandes, A. B. ., Leal, J. da S. C. ., Gervásio, G. R. A. ., Nascimento, S. H. G. do ., & Picanço, R. de J. dos S. . (2024). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ABORDAGENS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Amor Mundi, 5(7), 13–22. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.491

Edição

Seção

Artigos