METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ABORDAGENS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i7.491Resumo
Este trabalho explorou o papel fundamental das estratégias de metodologias ativas no ensino superior à distância, destacando seu impacto na promoção de um ambiente educacional mais dinâmico e engajador. Tendo como objetivo geral analisar o impacto das metodologias ativas no ensino superior à distância, focando no engajamento dos alunos e no aprimoramento do processo de aprendizagem. pesquisa exploratória, qualitativa e documental, que envolveu uma revisão bibliográfica a partir de buscas na internet por meio das plataformas Google Acadêmico e SciELO. As metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida, foram discutidas em relação ao uso de plataformas como o Google Meet e o Moodle. As vantagens das metodologias ativas incluem o aumento do engajamento dos alunos, o desenvolvimento de habilidades essenciais e a promoção de uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. No entanto, o trabalho também identificou desafios, como a necessidade de preparação dos professores, o acesso a recursos tecnológicos adequados e a adaptação dos alunos a novos métodos de aprendizagem. Apesar dos obstáculos, a implementação eficaz de metodologias ativas em ambientes de ensino à distância oferece uma oportunidade valiosa para transformar a educação superior, capacitando os alunos a se tornarem participantes ativos no processo de aprendizagem, preparando-os para os desafios do mundo atual e futuro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Allysson Barbosa Fernandes, Juliane da Silva Conceição Leal, Gláucia Regina Amorim Gervásio, Sérgio Henrique Gonçalves do Nascimento, Rosana de Jesus dos Santos Picanço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.